PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM SETOR PRIVADO: Barroso suspende parte de legislação para profissionais de unidades particulares

Barroso s pronuncia sobre o piso salarial enfermagem do setor privado

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 23/05/2023 às 10:30 | Atualizado em 25/05/2023 às 9:21
X

O pagamento do piso salarial enfermagem do setor privado é um impasse que segue sem agradar a todos os profissionais da rede particular, especialmente diante das últimas mudanças.

O ministro Roberto Barroso, do STF, revogou a liminar que suspendia a lei do piso salarial da enfermagem, mas deixou um trecho da legislação, ligada ao setor privado, ainda suspenso.

Essa abertura se trata da negociação coletiva que possibilita acordos entre sindicatos e as empresas, neste caso ligado ao montante do piso salarial da enfermagem, fora do oferecido na lei.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso


O QUE MUDOU NA LEI 14434 DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

A proibição da negociação coletiva para o piso salarial da enfermagem na Lei 14.434 esta descrita conforme a seguir:

TRECHO SUSPENSO DA LEI Nº 14.434/2022 DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

§ 2º Os acordos individuais e os acordos, contratos e convenções coletivas respeitarão o piso salarial previsto na Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, considerada ilegal e ilícita a sua desconsideração ou supressão.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM TABELA 2023: confira NOVO VALOR do piso nacional da enfermagem

No entanto, quando o ministro Barroso suspendeu essa parte da legislação para o setor privado, desconsiderou os acordos como não válidos e ilegais.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Veja quando Barroso suspendeu o piso da enfermagem no STF


BARROSO AUTORIZA NEGOCIAÇÕES POR MEDO DE DEMISSÕES:

"Ressalvo a possibilidade de que, em negociações coletivas, se convencione diferentemente da lei [do piso salarial enfermagem], tendo em vista a preocupação com eventuais demissões", declarou Barroso.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM: julgamento é SUSPENSO após pedido de vista de Gilmar Mendes no STF; entenda impacto

O ministro ressaltou a possibilidade de ocorrer demissões em massa dos profissionais do setor privado, assim como a falta de leitos e outros serviços hospitalares.

Além disso, especificou que o impacto negativo do piso salarial enfermagem do setor privado seria maior nos estabelecimentos conveniados ao SUS e nas unidades federativas mais pobres.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023


Tags

Autor