PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Ministério da Saúde deve solicitar novos valores referentes ao piso em protocolo atualizado

Entenda novos valores que deverão ser repassados ao Ministério da Saúde, referentes ao piso salarial enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 01/06/2023 às 9:33 | Atualizado em 02/06/2023 às 9:31
Notícia
X

A Portaria GM/MS Nº 597, republicada pelo Ministério da Saúde após apontamento de inconsistências, continua gerando insatisfações sobre a distribuição do piso salarial enfermagem.

Diante disso, o Ministério da Saúde deve divulgar um protocolo com novos cálculos sobre o pagamento do piso salarial da enfermagem, referente ao repasse correto aos municípios.

Essa iniciativa é um pedido de parlamentares alinhados à luta do piso salarial da enfermagem e de gestores municipais, que identificaram valores distorcidos na portaria.

César Black é convidado pelo Presidente Lula para assinatura do piso da enfermagem


MUDANÇA NO REPASSE DE VALORES DO PISO DA ENFERMAGEM.

Os municípios têm reclamado sobre os valores fixados para o repasse do piso salarial da enfermagem de cada região, na Portaria Nº 597, afirmando que não estão atualizados.

Caso continuasse dessa forma, segundo a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), alguns municípios iriam receber menos que o gasto real, logo, a ideia que é corrigir as distorções com um novo protocolo.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM TABELA: Saiba qual o valor do piso salarial da enfermagem

Dessa forma, a sugestão é que cada município mande o valor da folha que vai precisar para pagar o piso da enfermagem e quanto ganha cada profissional, para que o Ministério da Saúde possa complementar os recursos.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso


DEPUTADA SUGERE NOVO PROTOCOLO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE:

"Agora, para receber certo, tem que informar certo. Então nós sugerimos que o Ministério da Saúde faça um protocolo dizendo até que data os entes públicos poderão informar", pontuou Alice Portugal.

Segundo a deputada, o mês de julho será fruto de questões organizativas, já que a resolução do piso salarial da enfermagem está sendo adiada por inconsistências informativas.

Além disso, Portugal afirmou que caso o orçamento de R$ 7,3 bilhões não for suficiente para arcar com as despesas do piso salarial enfermagem, há autorização constitucional para pegar mais recursos do superávit dos Fundos públicos.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como será feito o pagamento retroativo


Tags

Autor