PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: retroativo será pago a partir de quando? Entenda como serão feitos os pagamentos antecedentes

Entenda como funcionará o pagamento do retroativo do piso salarial enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 01/06/2023 às 10:29 | Atualizado em 01/06/2023 às 10:34
Notícia
X

O pagamento do piso salarial enfermagem, aguardado com grande expectativa pela categoria, está cada vez mais próximo de ser refletido na folha de pagamento dos profissionais.

Desde maio, o valor do piso salarial da enfermagem foi separado para ser repassado em nove parcelas, definidas na Portaria GM/MS Nº 597 do Ministério da Saúde.

Dessa forma, os retroativos do piso salarial da enfermagem precisarão ser pagos à categoria. Veja abaixo como funcionará o repasse.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023


RETROATIVO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

Esses nove repasses do piso salarial da enfermagem incluem os meses de maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro e o décimo terceiro, especificado na Portaria 597.

TRECHOS DA PORTARIA GM/MS Nº 597 DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

  • Art. 3º O Fundo Nacional de Saúde - FNS adotará as medidas necessárias para as transferências de que trata o art. 2º, aos Fundos de Saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, no exercício de 2023, em nove parcelas, mediante autorização encaminhada pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

  • Parágrafo único. As parcelas de que trata o caput serão transferidas mensalmente a partir de maio de 2023, com repasse de duas parcelas no mês de dezembro de 2023.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso


COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO DO RETROATIVO NA PRÁTICA?

O mestre em Ensino em Saúde e enfermeiro, Wilson Brum, explicou como irá funcionar, na prática, o pagamento do retroativo do piso salarial enfermagem ao longo dos meses.

Então mesmo que o seu município não consiga te pagar agora, dia primeiro de junho, referente ao mês de maio, você tem que receber o retroativo no mês de julho
Wilson Brum

"Se você não receber em julho, e somente receber em agosto, você vai receber o piso salarial da enfermagem cheio de agosto mais o retroativo de julho e o retroativo de junho referente a maio, com todas as diferenças", finalizou o professor.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM TABELA: Saiba qual o valor do piso salarial da enfermagem

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como será feito o pagamento retroativo


Citação

Então mesmo que o seu município não consiga te pagar agora, dia primeiro de junho, referente ao mês de maio, você tem que receber o retroativo no mês de julho

Wilson Brum

Tags

Autor