O PISO SALARIAL ENFERMAGEM apenas deve ser pago em SETEMBRO? Veja quando o Ministério da Saúde fará os repasses
Saiba a atual previsão do piso salarial da enfermagem nos contracheques da categoria no Brasil
Diversos municípios já estão pagando o piso salarial enfermagem nos contracheques dos profissionais da categoria.
No entanto, sem as verbas do governo federal, fica inviável que o aumento salarial se torne viável em todo território nacional.
O Ministério da Saúde divulgou uma portaria estabelecendo o valor total das verbas que seriam repassadas para cada região.
Porém, foram encontradas inconsistências que devem atrasar, novamente, o pagamento do piso salarial da enfermagem.
QUANDO O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM SERÁ PAGO?
O atraso para pagar o piso salarial da enfermagem pode tornar impossível que os valores cheguem para a categoria até agosto.
Desta forma, é possível que os pagamentos apenas comecem em setembro, previsão feita pelo enfermeiro e professor, Wilson Brum.
Além disso, os prefeitos não efetuaram o pagamento do piso salarial da enfermagem agora, pois os cálculos dos valores a serem transferidos não estão corretos.
Os repasses de verbas são considerados insuficientes pelos gestores para a implementação piso salarial da enfermagem, por conta das informações cadastrais desatualizadas nas cidades.
Desta forma, os líderes estão requisitando que os valores sejam refeitos, o que levará mais tempo para que as verbas do Ministério da Saúde para o piso salarial da enfermagem sejam efetivados.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: QUANDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE IRÁ TRANSFERIR OS RECURSOS?
Atualmente, a previsão é de que o Ministério da Saúde faça o repasse dos valores do piso salarial da enfermagem no dia 1º de julho, de acordo com a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA).
Dessa forma, caso as verbas do piso salarial da enfermagem cheguem no início de julho, todo o processo legislativo necessário, tanto na esfera estadual quanto municipal, vai demorar alguns dias.
Isso significa que não deve haver tempo suficiente para que as verbas sejam incluídas na folha de pagamento do mês seguinte, ou seja, em agosto, conforme apontou o mestre em ensino, Wilson Brum.
Por fim, o piso salarial enfermagem só deve estar disponível para a categoria em setembro.