PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: carga horária pode interferir no valor do piso da enfermagem? Entenda impacto

Entenda impacto negativo de indexar carga horária ao piso salarial enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 08/06/2023 às 10:07 | Atualizado em 09/06/2023 às 8:50
Notícia
X

O Ministério da Saúde precisou republicar a portaria 597, ligada aos repasses do piso salarial enfermagem, após entidades apontarem inconsistências, especialmente ligadas à carga horária.

A conexão entre piso salarial da enfermagem e carga horária não existe na legislação vigente pela Lei 14.434, mas gerou duplas interpretações na Portaria, que logo foi republicada sem esse trecho.

No entanto, em entrevista ao Metrópoles, nesta terça-feira (6), o deputado Jorge Vianna revelou estar preocupado com o silêncio do Ministério da Saúde em relação à carga horária, desde então.

LULA ASSINA PLN PARA PAGAR PISO SALARIAL ENFERMAGEM; VEJA MOMENTO


DEPUTADO CITA PREOCUPAÇÃO COM AÇÕES DO MINSTÉRIO DA SAÚDE :

“Eles estavam indo além do que estava previsto na lei [do piso salarial da enfermagem], impondo uma carga horária que não tinha fundamento. Naquele momento, senti que era um desejo do governo federal, e isso me deixa muito preocupado”, revelou o deputado.

LEIA MAIS: Veja quando enfermeiros pediram REVOGAÇÃO de portaria do Ministério da Saúde

“Tenho receio de que o governo queira indexar esse piso à carga horária de 40 horas semanais, mesmo sabendo que a lei não menciona a carga horária”, completou Jorge Vianna.

Além disso, o deputado declarou que caso a indexação do piso salarial da enfermagem a carga horária fosse implementada pelo governo federal, seria uma “vinculação injusta”.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso


CONSEQUÊNCIAS DE ATRELAR CARGA HORÁRIA AO PISO SALARIAL ENFERMAGEM:

Segundo o deputado, indexar as 40 horas semanais ao piso salarial da enfermagem poderia prejudicar muitos estados, municípios e o Distrito Federal.

Aqui em Brasília, por exemplo, se fosse estabelecido para 40 horas semanais, nosso enfermeiro ao invés de ganhar R$ 4.750, ele receberia apenas a metade disso.
Jorge Vianna

Por fim, Vianna exemplificou que a carga horária estabelecida para concursos pode ser de 20 horas semanais, 30 ou até 36 horas, o que está abaixo desse limite sugerido para o piso salarial enfermagem e poderiam ser prejudicados.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023


Citação

Aqui em Brasília, por exemplo, se fosse estabelecido para 40 horas semanais, nosso enfermeiro ao invés de ganhar R$ 4.750, ele receberia apenas a metade disso.

Jorge Vianna

Tags

Autor