PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso discute piso da enfermagem no STF em agenda com parlamentares

Ministro Roberto Barroso discute piso salarial enfermagem no Supremo Tribunal Federal (STF)

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 13/06/2023 às 9:28 | Atualizado em 13/06/2023 às 9:30
Notícia
X

Após participar de reunião virtual com o Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde, o deputado federal Bruno Farias (AVANTE/MG) revelou que a pauta do piso salarial enfermagem também será discutida no STF.

Nesta terça-feira (13), representantes aliados à luta pelo piso salarial da enfermagem se encontrarão com o ministro Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial da enfermagem no Supremo.

No dia 15 de maio, o relator revogou a liminar da suspensão, mas o processo ainda precisa ser votado pelos demais ministros do STF, em julgamento retomado nesta sexta-feira (16).

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Veja quando Barroso suspendeu o piso salarial enfermagem no STF


PISO SALARIAL ENFERMAGEM SERÁ PAUTA COM BARROSO NO STF::

"A gente está perto do Supremo para cobrar o mais rápido possível essa votação, porque a nossa categoria tem pressa, e nós vamos estar sempre defendendo a nossa enfermagem", garantiu Bruno Farias.

Antes do julgamento do piso salarial enfermagem ser interrompido, Barroso computou seu voto defendendo a implementação do reajuste com restrições.

A principal delas foi a exclusão de trecho da Lei 14.434, do piso salarial enfermagem, que proibia negociações coletivas referentes ao pagamento do reajuste, o que foi autorizada pelo ministro ao setor privado.

DEPUTADA propõe o MESMO SALÁRIO QUE OS PROFESSORES aos POLÍTICOS do STF

MINISTRO PREVIU DEMISSÕES EM MASSA NO SETOR PRIVADO:

De acordo com Barroso, as propostas recentes não fornecem um financiamento adequado para mitigar o impacto do piso salarial da enfermagem no setor privado, levantado preocupações sobre demissões em massa.

Nesse ponto, subsistem os riscos dos efeitos nocivos mencionados na medida cautelar; quais sejam, a probabilidade de demissões em massa de profissionais da enfermagem notadamente no setor privado
Roberto Barroso

“E o prejuízo à manutenção da oferta de leitos e demais serviços hospitalares [...] especialmente nas unidades federativas mais pobres e nos estabelecimentos conveniados ao SUS”, finalizou Barroso.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM TABELA 2023: veja novo montante definido e os benefícios da sua implementação

Com a aprovação do piso salarial enfermagem, a qualidade do setor privado vai cair?


Citação

Nesse ponto, subsistem os riscos dos efeitos nocivos mencionados na medida cautelar; quais sejam, a probabilidade de demissões em massa de profissionais da enfermagem notadamente no setor privado

Roberto Barroso

Tags

Autor