PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: nova suspensão é definida no STF para o julgamento do piso da enfermagem

Julgamento do piso salarial enfermagem é suspenso novamente após solicitação de ministro do STF; entenda

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 16/06/2023 às 8:24 | Atualizado em 16/06/2023 às 8:42
Notícia
X

O julgamento do piso salarial enfermagem, que deveria ser retomado nesta sexta-feira (16), foi suspenso novamente após decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Toffoli solicitou um pedido de vista no processo da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que suspendeu o piso salarial da enfermagem em 2022, e está sendo julgado novamente neste mês.

A sessão em Plenário Virtual necessita de todos os votos computados dos ministros, a favor ou contra a decisão do relator, Roberto Barroso, sobre a liberação do piso salarial da enfermagem, com restrições.

Confederação envia ADI ao STF sobre o piso salarial enfermagem:


DIAS TOFFOLI SOLICITA PEDIDO DE VISTA DO PISO SALARIAL ENFEMAGEM

O pedido de vista dos autos do processo, solicitado por Dias Toffoli, libera um prazo de até 90 dias para que o ministro analise a ADI e tome sua decisão no julgamento do piso salarial da enfermagem.

O enfermeiro e especialista em Administração Hospitalar, Wison Brum, acredita Toffoli pode estar inclinado a votar de forma desfavorável ao piso salarial da enfermagem.

LEIA MAIS: Veja qual voto esperar de cada ministro do STF em julgamento do piso salarial enfermagem, segundo especialista 

No último mês, a sessão já havia sido suspensa pelo ministro Gilmar Mendes, que também pediu a vista, mas a devolveu antes do prazo encerrar e computou seu voto no Portal do STF.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Veja quando Barroso suspendeu o piso salarial enfermagem no STF


PISO SALARIAL ENFERMAGEM: VOTO DE GILMAR MENDES

O ministro Gilmar Mendes acompanhou o voto relator, o ministro Barroso, concordando com as suas restrições e liberações propostas após revogar a liminar da suspensão do piso da enfermagem em 15 de maio.

Essa decisão foi importante para a categoria de saúde, visto que parlamentares a favor da luta pelo piso salarial da enfermagem acreditam que o voto de Mendes pode influenciar os demais líderes do STF.

Até o momento, apenas Barroso, Gilmar Mendes e Edson Fachin revelaram seu posicionamento oficial no julgamento do piso salarial enfermagem, que seguirá suspenso até Toffili devolver o pedido de vista.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como será feito o pagamento retroativo


Tags

Autor