SONO

REMÉDIO PARA DORMIR PROFUNDAMENTE: remédios para dormir que não precisam de receita

Confira opções de remédios naturais e de farmácia que promovem boas noites de sono

Imagem do autor
Cadastrado por

Lawanne Arruda

Publicado em 08/09/2023 às 20:28 | Atualizado em 08/09/2023 às 20:41
Notícia
X

Mudanças de rotina e eventos da vida podem promover distúrbios de sono causados, geralmente, por situações de estresse, ansiedade e preocupação. Nesses casos, é comum que haja alterações na dinâmica de sono de cada indivíduo.

Para suprir esse problema, há diversos remédios naturais e farmacêuticos que não necessitam de prescrição médica para consumo. No entanto, é necessário ter a ciência de que exageros são prejudiciais e a orientação farmacêutica deve ser considerada.

Caso a dificuldade de dormir esteja relacionada a outros sintomas, é recomendado que busque auxílio médico para melhor orientação e tratamento adequado.

Nesta matéria você irá encontrar:

  • Remédios naturais e de farmácia para melhorar o sono
  • Quais os efeitos do uso de remédios para dormir
  • O que fazer para melhorar o sono?

Freepik
O conforto é um dos principais estimuladores do sono - Freepik

8 REMÉDIOS PARA DORMIR RÁPIDO: Confira lista de remédios naturais e de farmácia para dormir

Estes remédios podem ajudar a adormecer e regular a demanda de sono sem a necessidade de receita médica.

CHÁ DE CAMOMILA

Um clássico quando o assunto é ação calmante e relaxante. Pode ser consumido diariamente dentro do limite de até 2 xícaras ao dia. Recomenda-se que sua ingestão aconteça até 30 minutos antes de dormir.

Prepare 10 g de flores de camomila secas para 120 ml de água quente. Deixe a camomila em infusão na água quente por cerca de 10 minutos. Coe e beba.

Pixabay
Chá de camomila - Pixabay

REMÉDIOS FITOTERÁPICOS

Nas farmácias também podem ser encontrados remédios fitoterápicos produzidos a partir de plantas. As substâncias e a concentração podem variar conforme o produto. Mas, apesar de geralmente serem naturais, é preciso cuidado com o uso e atentar-se à bula.

CHÁ DE VALERIANA

A valeriana possui efeito tranquilizante, sendo muito utilizada para reduzir a ansiedade e melhorar o sono. Este chá deve ser ingerido no limite de 2 xícaras ao dia. Recomenda-se que sua ingestão aconteça até 30 minutos antes de dormir.

Use 10 g de raiz de valeriana para 150 ml de água fervente. Deixe a raiz em infusão na água quente por cerca de 10 minutos. Coe e beba.

FREEPIK
Valeriana - FREEPIK

MELATONINA

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano. Sua função é regular o sono e sua produção advém da exposição a luz. Durante estímulos fortes de luz, como a luz do dia ou de telas, inibem a produção do hormônio. Já ambientes escuros estimulam a sua produção e atuação no organismo.

A melatonina pode ser consumida como suplemento em doses baixas sem a necessidade de prescrição médica para atuar na regulação do sono. A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é de que adultos com mais de 19 anos. No entanto, para doses altas e tratamentos associados a outros problemas, principalmente para que faz uso de medicamentos, é necessária a orientação médica.

CHÁ DE PASSIFLORA

A passiflora, flor-de-marujá, é comumente utilizada na produção de fitoterápicos devido ao seu efeito calmante. Recomenda-se que sua ingestão aconteça até 30 minutos antes de dormir.

Use 10 g de passiflora para 120 ml de água quente. Deixe em infusão na água quente por cerca de 10 minutos. Coa e beba.

Reprodução/Pixabay
Passiflora - Reprodução/Pixabay

L-TRIPTOFANO

O L-triptofano é um uma substância que pode ajudar a combater a insônia e auxiliar no tratamento da depressão e ansiedade. Quando metabolizado pelo organismo, esse aminoácido se transforma em serotonina, hormônio neurotransmissor importante para a regulação de sono, agindo também sobre o humor e o apetite.

O L-triptofano pode ser encontrado de forma isolada ou acompanhado por outras substâncias em suplementos. A dose recomendada é de 1 a 3 gramas ao dia.

CHÁ DE ERVA-CIDREIRA

O chá de erva-cidreira é conhecido por suas propriedades calmantes. Este chá deve ser ingerido no limite de 2 xícaras ao dia. Recomenda-se que sua ingestão aconteça até 30 minutos antes de dormir.

Use cerca de 10 g de folha de erva-cidreira para 120 ml de água quente. Deixe a erva em infusão por cerca de 10 minutos. Coe e beba.

Imagem: Pixabay
Erva-cidreira - Imagem: Pixabay

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA

O óleo essencial de lavanda pode promover alívio de estresse e relaxamento quando inalado. Pode ser usado através da aplicação no travesseiro ou usar um difusor para sentir o aroma por cerca de 30 minutos antes de dormir.

QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS DO USO DE REMÉDIOS PARA DORMIR?

O uso de remédios para dormir por tempo prolongado pode causar efeitos colaterais, principalmente em casos de interação entre remédios. Em alguns casos, pode haver dependência (no caso de hormônios). Os sintomas colaterais mais comuns são sonambulismo, alterações de memória, alucinações, ganho de peso corporal, alteração de apetite e hipotensão postural.

Por isso, é recomendado o consumo consciente e a orientação médica em casos mais preocupantes do que um episódio de insônia isolado. É preciso atenção para sinais de distúrbios psiquiátricos.

4 CHÁS para ALIVIAR DOR de CABEÇA rapidamente | REMÉDIOS NATURAIS


TÉCNICAS PARA TER MAIS SONO NATURALMENTE

Uma das possibilidades de melhorar a qualidade do sono é utilizar técnicas que estimulem o sono naturalmente. Confira as principais:

- Evitar exposição a telas e ambientes muito claros antes de dormir, como uso de celulares, computadores e ambientes iluminados;

- Criar uma rotina de sono, com um horário fixo para dormir;

- Hábitos saudáveis para estimular o melhor funcionamento do organismo, como boa alimentação, a prática de exercícios físicos e leitura antes de dormir;

- Criar um ambiente aconchegante para dormir.

Tags

Autor