PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Os RECURSOS do PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM estão TRAVADOS? Veja o que muda no PAGAMENTO do PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
Veja detalhes do pagamento do piso salarial da enfermagem
O piso salarial da enfermagem foi um direito adquirido depois de muita luta, a categoria esperou mais de um ano pela efetivação da lei do piso salarial.
O piso salarial da enfermagem entrou em pauta no final de 2022, e depois disso muitas coisas aconteceram, o presidente Lula sancionou R$ 7 bilhões e o piso salarial da enfermagem passou por dois julgamentos.
O piso salarial da enfermagem foi aprovado primeiramente pelo Congresso Nacional com a intenção que o piso fosse pago de forma integral e imediata.
Mas isso não aconteceu e o piso salarial da enfermagem foi julgado mais uma vez, dessa vez pelo Supremo Tribunal Federal. Onde foi aprovado mais uma vez.
Os recursos do piso salarial da enfermagem estão travados?
Os recursos relativos ao pagamento do piso salarial da enfermagem da rede estadual estavam travados, o que atrasou o pagamento do piso salarial da enfermagem.
Com isso em mente o deputado Federal e presidente do Conselho Regional da Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), Bruno Farias, conversou com Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, que garantiu que os problemas que estão travando os repasses serão resolvido em breve e o piso salarial da enfermagem será pago ainda este mês.
Quando vai ser a reunião do TST com o setor privado
A CNSaúde, representando hospitais e clínicas privadas, solicitou ao Tribunal Superior do Trabalho que interviesse nas negociações do piso salarial da enfermagem no setor privado.
De acordo com o CNSaúde, os sindicatos que representam a categoria nas negociações apresentaram má vontade durante as negociações.
Ainda de acordo com a CNSaúde, isso para que o prazo de negociações acabe e as entidades do setor privado precisam pagar o valor integral do piso salarial da enfermagem.
E com isso tudo em mãos o TST informou que irá se reunir tanto com a CNSaúde quanto com os sindicatos. As reuniões estão marcadas para o dia 26/10.