Qual o café da manhã ideal para diabéticos? Saiba o que baixa glicose alta
Confira como deve ser feita a alimentação voltada à diminuição da glicemia
O café da manhã, primeira refeição depois de horas de jejum pela noite, tem uma grande importância e pode impactar diretamente na sua glicemia pós-prandial.
O que se come em uma refeição, além de ter efeito imediato na glicemia, também influencia a resposta do corpo em relação à próxima refeição.
Quem não come nada depois de levantar da cama apresenta, no geral, grande dificuldade para controlar a quantidade de açúcar no sangue após o almoço e o jantar. Por isso, a dica é sempre tomar café cedinho e, de preferência, que ele seja bem completo.
Um estudo sugere que a inclusão de proteínas na primeira refeição em pessoas com Diabetes tipo 2 pode ajudar a quantidade natural de insulina no sangue e baixar as glicemias após as outras refeições.
Este estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade do Missouri, nos EUA, comparando dois grupos de diabéticos: um que consumiu café da manhã rico em carboidratos e outro que consumiu café da manhã com proteínas. De acordo com um dos pesquisadores, a primeira refeição do dia é fundamental para a manutenção do controle glicêmico nas demais.
Qual o café da manhã ideal para diabéticos?
E que proteína incluir no café da manhã afinal? Ovos mexidos e pão.
A dica para acrescentar mais proteínas ao café da manhã de maneira simples, barata e deliciosa é fazer uma omelete ou ovos mexidos. Além das proteínas a mais, ovos possuem diversos outros nutrientes que ajudam o corpo a funcionar melhor.
Além de incluir a proteína, o ideal é balancear toda a oferta matinal com bons carboidratos – alimentos como pão integral, cereais, leite semi-desnatado ou iogurte, frutas.
Fonte: Clube do Diabetes
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”