Canela pode baixar glicose alta? Veja benefícios para diminuir glicemia
Entenda como a canela pode atuar no controle do índice glicêmico
A canela, uma especiaria derivada da casca de várias espécies de árvores do gênero Cinnamomum e utilizada em uma variedade de pratos doces e salgados, revela uma outra utilidade pouco conhecida: benefícios para o tratamento de pré-diabéticos, conforme indicado por uma nova pesquisa.
Canela pode baixar glicose alta? Confira o estudo
O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostra que a canela está ligada à redução dos níveis de açúcar no sangue. Para investigar isso, 18 participantes com sobrepeso ou obesidade foram selecionados para participar de um ensaio randomizado.
Durante duas semanas, os participantes seguiram uma dieta com baixo teor de polifenóis, que são compostos com atividades antioxidantes, antivirais e cicatrizantes.
Metade dos participantes recebeu suplementos diários totalizando 4 gramas de canela, enquanto o outro grupo recebeu carboidratos de maltodextrina.
Após esse período, os grupos foram trocados e mais duas semanas se passaram sem consumo de suplementos. Durante o estudo, os níveis de glicose no sangue dos participantes foram monitorados usando um glicosímetro.
Veja também: Como saber se tem diabetes?
Resultados
Os resultados mostraram que aqueles que consumiram canela apresentaram níveis e picos de glicose no sangue mais baixos em comparação com o grupo que recebeu o placebo.
Embora os testes de tolerância à glicose não tenham mostrado diferença entre os grupos, os pesquisadores sugeriram que isso se deve à sensibilidade do monitoramento contínuo de glicose.
Apesar das conclusões positivas, especialistas não envolvidos no estudo levantaram preocupações sobre o uso de maltodextrina como placebo, sugerindo que isso poderia influenciar os resultados.
No entanto, a canela é conhecida por seus diversos benefícios à saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas, além de promover o aumento do metabolismo e melhorar a concentração, disposição física e mental, e estimular a queima de gordura corporal, graças ao cinamaldeído em sua composição.
Fonte
Fonte: Metrópoles
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”