DIABETES

7 dicas para diminuir o seu nível de glicose no sangue

Saiba o que faz índice glicêmico diminuir

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 14/02/2024 às 7:51 | Atualizado em 20/02/2024 às 5:56
X

Comer doces em excesso, como já sabemos, pode acarretar diversos problemas, que vão desde fadiga até o desenvolvimento de diabetes.

No entanto, ter um nível insuficiente de açúcar no sangue também pode ser prejudicial, destacando a importância de manter uma alimentação que promova o equilíbrio do nível de glicose no organismo.

7 dicas para equilibrar o seu nível de glicose

1. Reduza os alimentos processados

Muitos alimentos processados contêm altos níveis de açúcares e carboidratos, contribuindo para picos de glicose no sangue. Se não for possível evitá-los, opte por opções feitas com ingredientes integrais, como castanhas, sementes e frutas secas.

2. Aumente a ingestão de fibras

As fibras desaceleram a digestão dos carboidratos e a absorção de açúcar, auxiliando no controle gradual da glicose. Boas fontes de fibras incluem peras, aveia, framboesas, brócolis e lentilhas.

3. Escolha proteínas de qualidade

As proteínas regulam a secreção de insulina, promovendo uma elevação mais gradual do nível de glicose no sangue. Além disso, alimentos ricos em proteínas proporcionam maior saciedade, reduzindo o desejo por doces ou lanches fora de hora.

4. Consuma gorduras saudáveis

As gorduras desempenham um papel na estabilização dos picos de açúcar no sangue, porém devem ser consumidas com moderação. Priorize fontes de gorduras saudáveis, como castanhas, azeite, abacate e salmão, evitando gorduras refinadas, como óleos vegetais e gorduras trans.

5. Opte por alimentos integrais

Os carboidratos são essenciais como fonte de energia, mas é importante escolher opções integrais em vez de refinadas. Substitua pão branco, massas e doces por grãos integrais, batata-doce e frutas, entre outros alimentos integrais ricos em carboidratos.

6. Atente-se ao jantar

Como o corpo se torna mais resistente à insulina ao longo do dia, o jantar pode causar picos mais elevados de açúcar no sangue do que as refeições da manhã. Portanto, evite excessos ou refeições muito tardias à noite, dando preferência a refeições mais substanciais durante o dia.

7. Mantenha-se hidratado

O consumo adequado de água estimula a função renal, auxiliando na eliminação do excesso de açúcar do sangue pela urina. Estudos sugerem que indivíduos que ingerem mais água têm menor risco de desenvolver hiperglicemia.

Fonte: Bradesco Seguros

Tags

Autor