6 hábitos para diminuir glicose rapidamente: saiba o que evita diabetes
Veja 6 dicas essenciais para o combate da glicose alta no sangue
A diabetes surge devido à produção insuficiente ou à má absorção de insulina, o hormônio responsável por regular a glicose no sangue e fornecer energia ao corpo.
Enquanto o tipo 1 tem origem genética, o tipo 2 está intimamente ligado ao estilo de vida e a fatores como excesso de peso, obesidade, falta de atividade física, pressão alta, níveis elevados de triglicerídeos e hábitos alimentares inadequados.
Estima-se que entre 60% e 90% dos casos de diabetes tipo 2 poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. Em uma entrevista ao jornal britânico The Sun, a nutricionista Caitlin Hall compartilhou cinco estratégias para controlar a diabetes tipo 2. Veja a seguir:
6 hábitos para diminuir glicose rapidamente
Controle do sobrepeso e obesidade
O sobrepeso, especialmente quando a gordura se concentra na região abdominal, é um dos principais fatores de risco para diabetes tipo 2. Perder peso, mesmo que apenas cinco quilos, pode ajudar a controlar a doença. Estudos mostram que a perda de peso de 15 quilos pode colocar a diabetes tipo 2 em remissão para muitas pessoas com obesidade, especialmente se a perda de peso ocorrer logo após o diagnóstico.
Consuma fibras
As fibras absorvem água no intestino, retardando sua digestão e a absorção de açúcar na corrente sanguínea. Por isso, é recomendado o consumo de alimentos ricos em fibras, como aveia, centeio, cevada, feijão, cebola, nabo, aspargo e alcachofra, que também são fontes de fibra prebiótica, promovendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino e inibindo o crescimento de microrganismos prejudiciais.
Inclua vinagre de maçã
O vinagre de maçã ajuda a retardar a absorção de açúcar e melhora a sensibilidade à insulina. Consumir duas colheres de vinagre de maçã por dia, adicionadas às refeições, é uma prática recomendada.
Evite carboidratos simples
Alimentos ricos em carboidratos simples, como pão, arroz, doces e refrigerantes, devem ser evitados, pois aumentam os níveis de açúcar no sangue, desencadeando a liberação de insulina.
Esses alimentos podem afetar o sono, o apetite e os níveis de energia imediatamente, enquanto a longo prazo podem causar danos a órgãos e tecidos, aumentando o risco de doenças cardíacas, renais e problemas oculares.
Evite gorduras trans
Uma dieta rica em gorduras saturadas e trans pode levar à inflamação no corpo, contribuindo para a resistência à insulina e o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Esse tipo de gordura está presente em alimentos fritos, processados, bolos, doces, carnes e certos laticínios, como manteiga.
Pratique atividade física
Um estudo realizado na Universidade de Limerick, na Irlanda, demonstrou que caminhar por apenas dois minutos após as refeições pode prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Essa prática ajuda a reduzir a concentração de glicose no sangue, especialmente no período entre 60 e 90 minutos após as refeições. Além disso, a atividade física regular é fundamental para melhorar a sensibilidade à insulina.
*Com informações de Metrópoles
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”