ONCOLOGIA

Máquina de radioterapia do Imip quebra e deixa pacientes com câncer sem o tratamento: "É desesperador"

Em nota ao JC, o Imip informou que o problema do aparelho deve ser solucionado apenas na próxima quarta-feira (20)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 14/03/2024 às 15:46
Notícia
X

Pacientes que fazem tratamento de câncer no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central do Recife, estão sem poder fazer radioterapia há, pelo menos, uma semana após uma das máquinas quebrarem na unidade, sem substituição ou conserto nesse período. 

Nesta quinta-feira (14), um paciente com câncer entrou em contato com a reportagem do JC para denunciar a interrupção da radioterapia no Imip.   

"Já fiz dez sessões de radioterapia, mas ainda faltam dezessete. Hoje (14) é a quinta vez que a máquina está quebrada. Isso é desesperador. Preciso desse tratamento todos os dias. Também faço quimioterapia, que não faz efeito sozinha para meu caso. Essa situação no Imip tem prejudicado muitos pacientes. Está todo mundo desesperado", relatou o paciente, que está sem fazer sessão de rádio desde o último dia 8. 

Ele conta que o equipamento tem apresentado problemas há muito tempo. "Antes da parada desta semana inteira, eles (equipe do Imip) faziam (a radioterapia) um dia vem um paciente, outro dia em outro. Escolhiam quem iria para a sessão depois que faziam uma paliativo na máquina. Agora à tarde disseram que o problema não foi resolvido e que, na segunda-feira, enviariam mensagem informando quando a máquina voltaria." 

O paciente diz que, além da radioterapia, toma sete comprimidos (quimioterapia oral) por dia. "São quatro meia hora após o café da manhã, logo cedo. Tomo na certeza de que farei a rádio à tarde. Em cima da hora, fico sabendo que não terá a sessão. Isso só pode estar me prejudicando. É um descaso", acrescenta. 

Em nota enviada ao JC, o Imip confirma que "uma das máquinas de radioterapia está com um problema técnico, o qual está sendo equacionado, com previsão de retorno no dia 20 de março". 

Caso não sejam tomadas providências pela instituição, os pacientes passarão mais seis dias sem as sessões de radioterapia, necessárias para o tratamento contra o câncer em muitos casos. 

No entanto, o Imip garante que, "comprometido com a assistência aos usuários, tem trabalhado para redirecionar os pacientes, seja de forma regulada ou internamente para outro equipamento do hospital". 

A oncologia no Imip

Em agosto de 2021, o Imip ganhou um novo serviço de radioterapia pago integralmente pelo Ministério da Saúde para ampliar e dar mais rapidez aos atendimentos de pacientes oncológicos. Foram R$ 9,6 milhões investidos pelo governo federal.  

O Imip é considerado o maior hospital filantrópico 100% SUS do Brasil. A instituição oferece atendimento e cuidados em saúde à população em diversas especialidades. 

O Imip recebe pacientes não só de Pernambuco, mas também de toda a região Nordeste. A instituição possui dois serviços de radiologia: o mais recente foi instalado em um novo prédio, inaugurado em maio de 2021. Naquela ocasião, o local recebeu também, do Ministério da Saúde, um equipamento mais moderno (chamado de acelerador linear) que permite o tratamento de tumores com mais segurança.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor