SAÚDE

O que diminui a glicose rápido? Saiba alimentos indicados para alta glicemia

Legumes tem um importante papel no controle glicêmico. Veja 5 deles que são indicados na dieta

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 18/03/2024 às 7:13
Notícia
X

Níveis elevados de açúcar no sangue representam um perigo para a saúde, tanto para diabéticos quanto para não diabéticos. No entanto, mudanças simples na alimentação podem fazer a diferença. Determinados legumes e vegetais têm a capacidade de ajudar a regular a glicose, de acordo com estudos científicos.

Vegetais ricos em fibras e outros componentes específicos são excelentes para manter o açúcar no sangue sob controle. Veja alguns deles abaixo.

O que diminui a glicose rápido?

Abobrinha:

Com fibras solúveis que retardam a absorção de alimentos, a abobrinha evita picos de glicose no sangue. Por ter baixo índice glicêmico, é uma ótima opção para substituir carboidratos no prato.

Brócolis:

Rico em fibras, o brócolis é fundamental para controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, contém sulforafano, um composto que controla a resistência à insulina e os níveis de glicose. Pesquisas mostram que o sulforafano reduziu os níveis de glicose em mais de 10% em pacientes diabéticos.

Cenoura:

Rica em betacaroteno, a cenoura possui antioxidantes que ajudam a regular o açúcar no sangue. Estudos indicam que esse antioxidante pode melhorar a função das células beta pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina, prevenindo assim a diabetes mellitus tipo 2.

Couve-flor:

Versátil e nutritiva, a couve-flor é uma excelente opção para manter os níveis de glicose sob controle. Rica em vitamina A antioxidante e vitamina K, é pobre em carboidratos e pode ser preparada de diversas maneiras para complementar suas refeições.

Berinjela:

Rica em fibras solúveis e compostos clorogênicos, a berinjela regula os níveis de açúcar no sangue. Estudos destacam seu papel na redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2.

*Com informações de Catraca Livre

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor