DIABETES

Qual o melhor chocolate para diabéticos? Saiba dicas para Páscoa

Veja as recomendações sobre o consumo de chocolate por diabéticos

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 28/03/2024 às 8:18
Notícia
X

À medida que a Páscoa se aproxima, podemos afirmar que entramos na semana mais açucarada do ano. No entanto, esse período pode representar um desafio especial para os indivíduos com diabetes. Afinal, é natural que haja um aumento considerável no consumo de doces e chocolates, alimentos ricos em açúcar e carboidratos.

"Isso pode levar a picos de glicose no sangue, tornando o controle da diabetes mais difícil durante esse período. Além disso, pode ser difícil resistir às tentações de doces típicos da época", destaca a Dra. Patrícia Santiago, médica especializada em nutrologia.

Mas será que a solução para enfrentar esse feriado é eliminar completamente os chocolates? De acordo com Patrícia, não é necessário adotar uma postura tão radical.

"A solução é a escolha e o equilíbrio no consumo, pois é possível consumir chocolates durante a Páscoa, mesmo para pacientes com diabetes, desde que seja feito com moderação e cuidado", afirma.

Dicas para celebrar a Páscoa sem comprometer o diabetes

Considerando isso, a profissional oferece algumas sugestões para que os pacientes com diabetes aproveitem a Páscoa. Confira:

1. Opte por chocolates com teor de cacau mais elevado, pois geralmente contêm menos açúcar;
2. Escolha porções menores para controlar a quantidade de açúcar e carboidratos consumidos;
3. Distribua o consumo ao longo do dia para evitar picos de glicose no sangue;
4. Priorize chocolates sem adição de açúcares ou adoçados com substitutos como stevia ou eritritol;
5. Monitore regularmente os níveis de glicose no sangue para garantir que estejam dentro da faixa recomendada;
6. Siga o plano de alimentação saudável prescrito pelo médico ou nutricionista, prestando atenção à quantidade e qualidade dos alimentos consumidos;

7. Dê preferência por proteína e fibras, especialmente aquelas que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue e promovem a sensação de saciedade;

8. Mantenha-se ativo através da prática regular de exercícios físicos, o que pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue;
9. Evite o consumo excessivo de doces e chocolates, optando por porções controladas e escolhendo opções com menor teor de açúcar sempre que possível;
10. Não se esqueça de tomar os medicamentos conforme prescrito pelo médico, mesmo durante os feriados;
11. Planeje com antecedência suas refeições e esteja preparado para fazer escolhas saudáveis;
12. Modere o consumo de álcool, lembrando-se sempre de que ele pode afetar os níveis de glicose no sangue;
13. Envolva-se na preparação das refeições para ter mais controle sobre os ingredientes e escolher opções mais saudáveis, como assar legumes em vez de fritá-los;
14. Busque apoio e orientação de profissionais de saúde caso surjam dúvidas ou preocupações específicas relacionadas a esse assunto.

Segundo Patrícia, com essas orientações, os pacientes com diabetes podem aproveitar a Páscoa de maneira saudável e equilibrada, mantendo o controle de sua condição.

Existe um chocolate mais adequado para pacientes diabéticos? 

Ao fazer compras para a Páscoa, é recomendável escolher chocolates com maior teor de cacau, pois geralmente contêm menos açúcar e têm um menor impacto nos níveis de glicose no sangue, informa Patrícia.

O chocolate amargo ou meio amargo, por exemplo, com teor de cacau de 70% ou mais, é geralmente mais indicado, pois contém menos açúcar e mais antioxidantes.

No entanto, é essencial verificar sempre os rótulos dos produtos para garantir que não contenham grandes quantidades de açúcar adicionado. Isso ocorre porque, muitas vezes, não há adição de açúcar, mas sim de xarope de frutas ou outras substâncias que podem causar hiperglicemia, destaca Patrícia.

"Além disso, chocolates sem adição de açúcares ou adoçados com substitutos como polióis como eritritol ou servia também podem ser boas opções para pacientes com diabetes", aponta a profissional.

*Com informações de Saúde em Dia

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor