Excelência em cuidados oncológicos: Real Hospital Português apresenta novo Centro de Infusão
Integração firmada entre o Hospital Português e a rede Einsten de Oncologia e Hematologia oferece aos pacientes o melhor tratamento sem sair do Recife.
No complexo campo da medicina, nas áreas de Oncologia e Hematologia, cada diagnóstico é uma jornada física e emocional única. O papel do serviço de atendimento, acolhimento, acompanhamento, diagnóstico e tratamento do paciente no Real Hospital Português faz toda a diferença e assume uma importância vital.
No Real Hospital Português, que tem 168 anos de história e é referência em toda a região Norte e Nordeste do Brasil, esses serviços representam apoio e compreensão para os pacientes e suas famílias durante os momentos desafiadores.
Na parceria firmada recentemente, a área de Oncologia do Real Hospital Português passou a integrar a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia. Um novo modelo de atuação, que tem como objetivo trazer ainda mais qualidade para os atendimentos, além de compartilhar boas práticas de gestão com organizações em todo o Brasil.
"Somos um complexo hospitalar que atua em todas as áreas da medicina. No nosso posicionamento estratégico para 2024, a gente definiu quais as especialidades do hospital teriam um maior foco de investimentos e a Oncologia é uma delas. Seguindo o nosso posicionamento estudamos como poderíamos fortalecer a nossa Oncologia para se desenvolver ainda mais e a parceria com a Rede Einsten é resultado desse estudo", afirma Vaninho Antônio, CEO do Real Hospital Português.
A integração entre o Real Hospital Português e Rede Einstein de Oncologia e Hematologia tem um alcance clínico e acadêmico com transferência de conhecimento entre as organizações e desenvolvimento de projetos científicos.
Agora, pacientes de Pernambuco e de outras regiões do Nordeste que buscam um melhor tratamento, não precisam mais ir para o Sul ou Sudeste em busca de centros médicos especialistas. Além do que o Real Hospital Português sempre foi referência em atendimento integrado e tratamentos de alta complexidade, a fim de trazer mais comodidade para os pacientes.
"A parceria firmada permite que os médicos cooperem entre si e compartilhem protocolos clínicos, além de discutir os casos de alta complexidade em reuniões multidisciplinar", completa Vaninho.
Os profissionais de saúde são comprometidos com a excelência clínica e o conforto do paciente, entre eles a Dra. Caroline Patu, médica Oncologista do Real Hospital Português. A instituição também dispõe do serviço de concierge oncológico, um profissional que acolhe e acompanha o paciente e o familiar desde a marcação de exames, consultas e entrega de resultados mais rápidos, durante toda a sua jornada dentro do Complexo Hospitalar, transformando o espaço num lugar de esperança e cuidado integral.
"Quando o paciente vem para cá, ele quer ser acolhido e deseja que as coisas aconteçam da forma mais rápida, eficiente e humana possível e a gente tem todo esse cuidado. Além disso, contamos com o serviço de uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, psicólogos, geneticistas, farmacêutico e enfermagem durante todo o tratamento", destaca a Dra. Caroline.
Novo Centro de Infusão
Um novo setor de infusão para tratamento de câncer no Centro Integrado de Oncologia foi inaugurado em fevereiro deste ano. As ações fazem parte do plano de investimentos de R$ 100 milhões. Ao todo, 16 pavimentos de um edifício do complexo hospitalar serão ocupados.
Numa mesma infraestrutura de ambulatórios, centro cirúrgico e apartamentos, estão reunidas todas as especialidades médicas e tecnologias de ponta para a comodidade dos pacientes e equipes de cuidados.
"Com tudo concentrado em um só prédio, os pacientes têm muito mais celeridade no diagnóstico e um tratamento especializado. Um grande diferencial em relação a outros hospitais no Brasil", destaca o CEO Vaninho Antônio. A reforma inclui:
- Construção de 22 suítes para infusão - Já foi inaugurado. É muito mais conforto individual e privacidade para os pacientes e seus familiares;
- 36 novos consultórios - em um único andar que reunirá todos os especialistas no tratamento;
Ao final do projeto, nessa mesma infraestrutura de ambulatórios, centro cirúrgico e apartamentos, estarão reunidas todas as especialidades médicas relacionadas e equipe assistencial de excelência para a comodidade dos pacientes.
"No antigo centro de infusão eram apenas 12 boxes, tipo uma sala com várias poltronas, que os pacientes chegavam e ficavam olhando a infusão. Temos um serviço único aqui em Pernambuco. Somos especialistas em todas as patologias oncológicas", afirma a médica Oncologista do Real Hospital Português.
Oncologia é no Real Hospital Português
Impacto da pandemia no diagnóstico de câncer
A pandemia da COVID-19 desencadeou uma série de efeitos colaterais preocupantes na área da saúde e um dos mais alarmantes foi o impacto sobre o diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil e as justificativas são várias.
Por um lado, o foco da atenção médica estava voltada para a emergência sanitária, muitos procedimentos preventivos foram adiados, consultas de rotina cancelados, cirurgias eletivas suspensas, por outro, os pacientes já diagnosticados com câncer não conseguiram fazer o tratamento corretamente, ocasionando em consequências graves e, muitas vezes, irreversíveis.
Diante deste cenário, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgou um relatório no ano passado com a estimativa dos casos de câncer no Brasil entre os anos de 2023 e 2025. O resultado é preocupante, nos próximos três anos, são esperados mais de 2 milhões de novos diagnósticos da doença.
"Muitas infusões foram adiadas e procedimentos postergados por insegurança do paciente durante a pandemia. O paciente queria se proteger e ele entendia que a única maneira era não sair de casa. Muitos pacientes, que conseguiram passar por esse período, quando voltaram para o tratamento vieram muito mais graves", pontua Dra Caroline Patu.
Agora, conforme o país enfrenta o desafio de lidar com um aumento no número de casos de câncer, estratégias como a do Real Hospital Português, em unir forças com hospital de referência em todo o Brasil, alinhado à implantação de tecnologias inovadoras, é garantir que os pacientes recebam o cuidado necessário para enfrentar essa doença.
Planos de saúde, atendimento particular e convênio com SUS
Segundo os dados recentes divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS e análise da Federação Nacional de Saúde Suplementar - FenaSaúde, apenas 1,4 milhão de pernambucanos são beneficiários de planos médico-hospitalar.
O último censo do IBGE, de 2022, aponta que Pernambuco tem pouco mais de de 9 milhões de habitantes. O resultado da pesquisa aponta ainda que houve um aumento, cerca de 31 mil beneficiários (equivalente a 2,2%), em comparação a janeiro de 2023.
O Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, maior complexo hospital do Norte e Nordeste, é um hospital filantrópico e tem como um dos seus grandes clientes, o Sistema Único de Saúde - SUS.
Na área de Oncologia, por exemplo, serviços de radioterapia, radio cirurgia e transplante de medula óssea são 100% cobertos pelo SUS.
"Na Instituição de saúde 30% do movimento de atendimentos aos pacientes tem o SUS como cliente. Em outras especialidades médicas, o SUS tem também participação nos atendimentos de cardiologia e nefrologia (hemodiálise e transplante renal), por exemplo", ressalta Vaninho Antônio, CEO do RHP.
Para os pacientes que não usam o SUS ou não tem plano de saúde, o Hospital Real Português também realiza exames e atendimentos particulares. Com acesso a tabela diferenciada e maior facilidade nas condições de pagamento, o objetivo é contemplar o público que deseja ser atendido no Complexo Hospitalar.