BEBIDA MAIS POPULAR DO BRASILEIRO

Café: veja benefícios e efeitos da bebida queridinha para a saúde

Pesquisas têm demonstrado que o café tem a capacidade de aumentar a atenção, melhorar a concentração e a memória, além de possuir ação estimulante sobre o sistema nervoso

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 14/04/2024 às 14:22
Notícia

Neste Dia Mundial do Café (14), os benefícios da bebida mais popular do brasileiro merecem ser destacados. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo médio anual por pessoa é de quase cinco quilos de café torrado e moído. A nutricionista clínica e funcional Gisela Savioli explica que a bebida, se tomada em quantidades moderadas, não faz mal à saúde.

Pesquisas têm demonstrado que a bebida tem a capacidade de aumentar a atenção, melhorar a concentração e a memória, além de possuir ação estimulante sobre o sistema nervoso.

Poder estimulante

O café agrega benefícios estimulantes especialmente por causa da presença de cafeína. Pesquisas feitas pelo Instituto do Coração, o Incor, já confirmaram que em doses ideais não prejudica o coração e até protege o sistema cardiovascular.

"A ressalva é que, para ter benefícios, o café precisa ser consumido puro, sem açúcar e sem adoçante. Para quem ainda adoça o café, uma sugestão é substituir por pitadas de temperos terapêuticos, como canela em pó", diz a nutricionista. 

Rico em antioxidantes

Além disso, o café é rico em antioxidantes, como ácido clorogênico e polifenóis, que ajudam a combater os radicais livres no corpo, o que reduz o risco de doenças crônicas e promovendo a saúde geral.

"O café tem sido associado a um menor risco de várias condições de saúde, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2", destaca Gisela Savioli.

Aumento da resistência física

Para os atletas, a bebida é ainda uma boa aposta. Isso porque a cafeína presente no café pode aumentar a resistência durante o exercício físico, o que ajuda a melhorar o desempenho atlético e a reduzir a percepção de esforço.

Melhora a disposição

Outro benefício é a melhora da disposição. Não à toa, quando acordamos cedo ou sentimos muito sono, é comum desejar um café para despertar.

"Além de seus efeitos estimulantes, o café também pode ajudar a melhorar o humor, graças à sua capacidade de aumentar a produção de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina."

Consumo consciente

Embora o café ofereça muitos benefícios à saúde, é importante consumi-lo com moderação, pois o excesso de cafeína pode levar a efeitos colaterais indesejados e até dependência em pessoas que não metabolizam bem a bebida, como nervosismo, insônia e palpitações cardíacas.

"Existe algo chamado individualidade bioquímica, e cada pessoa pode reagir de uma forma. Uma dica para saber se você não metaboliza bem o café - ou tem exagerado na dose - é ficar três dias sem a bebida. Se sentir náusea, irritabilidade, dor de cabeça podem ser indícios de diminuição de dose ou busca de outras opções, como por exemplo o café descafeinado."

A esse grupo, Gisela orienta o consumo do café descafeinado.

E, no geral, é indicado limitar o consumo em até três xícaras por dia e tomar o último cafezinho até às 17h.

 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor