Banco de Leite do Hospital Português recebe certificação da Fiocruz
O Ministério da Saúde assegurou a conformidade do Banco do RHP, ratificando o trabalho desempenhado no local
O Banco de Leite Humano (BLH) do Real Hospital Português, no Recife, recebeu o seu credenciamento junto ao Ministério da Saúde pela qualidade dos serviços prestados, na sexta-feira (24). O reconhecimento veio por meio do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano - PCFioBLH, que realizou uma rigorosa auditoria em todos os processos realizados no local, atestando o alto grau de conformidade em todos os procedimentos.
A entrega da certificação ocorreu no Imip, e contou com a presença do gerente materno-infantil do Hospital Português, Dr. Walber Steffano, da coordenadora médica do Banco de Leite, Dra. Elayne Urquiza, a chefe da UTI Neonatal e da coordenadora de Enfermagem da Real Mater, Ana Aldin e Sueli Silveira, entre outros representantes do complexo hospitalar.
“A certificação é um reconhecimento de todo trabalho desenvolvido dentro do Real Hospital Português. Um dos nossos diferenciais é a humanização do atendimento em todas as nossas clínicas e o Banco de Leite é parte disso. Todos os nossos esforços são voltados para ajudar esses recém-nascidos que precisam desse leite humano para que possam ganhar peso e deixar a UTI Neonatal”, destaca o Dr. Walber Steffano.
Fiocruz e Ministério da Saúde acompanharam atividades do Banco de Leite do RHP
Durante o processo de credenciamento, a Fiocruz e o Ministério da Saúde acompanharam e auditaram 24 processos realizados dentro do Banco de Leite do RHP, além de avaliar a capacitação dos profissionais, os equipamentos, infraestrutura, entre outros. Em todos os quesitos, o BLH garantiu o alto grau de conformidade.
- Excelência em cuidados oncológicos: Real Hospital Português apresenta novo Centro de Infusão
- CÂNCER: Real Hospital Português se une à Rede Einstein de Onco e Hematologia em Pernambuco
- Ao completar 168 anos, Real Hospital Português anuncia expansão da Oncologia e tem como meta chegar a 1,2 mil atendimentos por mês no setor
“É extremamente gratificante receber esta certificação. O reconhecimento é nosso, mas só quem ganha são os bebês e as mães que precisam e que ajudam o nosso Banco de Leite. É para eles que fazemos e continuaremos fazendo tudo com muita dedicação e carinho”, complementa a coordenadora médica do BLH do RHP, Dra. Elayne Urquiza.
Atualmente, o Estado de Pernambuco conta com 11 Bancos de Leite, sendo 9 deles na Capital, Recife. Além destes, o estado também conta com outros três postos de coleta de doações, que são direcionadas para os BLH da rede credenciada.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”