CRIMES EM PERNAMBUCO

Relembre os 5 crimes que chocaram Pernambuco no ano de 2022

Vários casos de violência em Pernambuco tiveram repercussão nacional ao longo do ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 29/12/2022 às 15:20
Notícia
X

Pernambuco continua entre os Estados brasileiros mais violentos. No ano de 2022, vários crimes chocaram os pernambucanos e tiveram repercussão nacional - a exemplo do mais recente caso do policial militar que matou a esposa e atirou em colegas de farda no Recife. 

A Coluna Segurança relembra os 5 crimes que tiveram maior repercussão em Pernambuco no ano de 2022:

1 - MORTES E PRISÃO DO "LÁZARO PERNAMBUCANO"

ARTES/JC
Crime em Glória do Goitá_WEB - ARTES/JC

Durante oito dias uma megaoperação policial foi realizada no município de Glória do Goitá, Mata Norte de Pernambuco, para caçar Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos, acusado de estuprar e matar duas mulheres.

A primeira vítima foi Jailma Muniz da Silva, de 19 anos, no dia 31 de janeiro de 2022. A segunda foi  Kauany Maiara Marques da Silva, 18. 

O acusado, que está preso aguardando julgamento, foi chamado de "Lázaro Pernambucano" em referência ao homem ganhou notoriedade em junho de 2021, após matar quatro pessoas de uma mesma família no Distrito Federal. A polícia também precisou montar uma operação grande para encontrá-lo. O suspeito, na época, foi morto. 

2 - BOPE MATA CRIANÇA E PORTO DE GALINHAS VIRA CENÁRIO DE GUERRA

ACERVO PESSOAL
Heloysa Gabrielle levou um tiro no peito enquanto brincava, na comunidade de Salinas, em Porto de Galinhas - ACERVO PESSOAL

Em 30 de março de 2022, uma perseguição policial resultou na morte da menina Heloysa Gabrielle, de 6 anos, que brincava no meio da rua, na comunidade de Salinas, em Porto de Galinhas, Litoral Sul de Pernambuco.

Na época, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) afirmaram que houve uma troca de tiros com um suspeito. Mas investigações apontaram que só os PMs atiraram. 

Houve protestos, comércio fechado por causa de ameaças e dias de muito terror no cartão-postal pernambucano. Até que houve reforço de policiamento e a rotina na praia voltou ao normal.

O cabo Diego Felipe de França Silva, apontado como o responsável pelo tiro que matou Heloysa, responde, em liberdade, por homicídio qualificado - por resultar em perigo comum e por erro de execução (quando se pretende ferir alguém, mas outra pessoa é atingida).

3 - INVASÃO E MORTES EM APARTAMENTO EM BOA VIAGEM

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Mesmo proibido de entrar, empresário invadiu prédio, subiu até o 4º andar e atirou contra a ex-mulher e mais dois - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Em 8 de julho de 2022, um empresário de 50 anos  invadiu o Edifício Morada dos Navegantes, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e atirou na ex-mulher, de 48 anos, na filha dela, de 21, e no namorado da jovem, de 28. Em seguida, o suspeito se matou com um tiro na cabeça.

O empresário e a ex-mulher estavam separados há poucos dias - após um relacionamento de mais de cinco anos. Ele teria cometido o crime porque não aceitava o fim do relacionamento.

A ex-mulher e o namorado da filha dela morreram. 

4 - TURISTA ALEMÃO MORTO APÓS ASSALTO NO CENTRO DO RECIFE

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Werner Duysen Gurkasch (esq.) e o marido, Wolfgang Duysen Gurkasch, estavam passeando pelo Recife após saírem de um navio . - FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Em 8 de dezembro de 2022, um casal de turistas alemães foi abordado por assaltantes enquanto fazia fotos no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, área central do Recife. Durante a abordagem violenta, Werner Duysen Gurkasch, de 81 anos, caiu e sofreu uma pancada forte na cabeça. Ele morreu dias depois.

Quatro homens suspeitos do crime foram indiciados por latrocínio consumado e associação criminosa.

5 - SOLDADO MATA ESPOSA E ATIRA EM COLEGAS DE BATALHÃO

REPRODUÇÃO
Na sala de monitoramento do 19º batalhão, câmera filmou momento em que tiros são disparados pelo soldado e PMs tentando se proteger - REPRODUÇÃO

Em 20 de dezembro de 2022, o soldado da Polícia Militar Guilherme Santana Ramos de Barros, de 27 anos, assassinou a esposa, Cláudia Gleice da Silva, de 33 anos, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Ela estava grávida de três meses do policial.

Na mesma manhã, o soldado seguiu até o 19º Batalhão da PM, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, atirou em colegas de farda e se matou. Quatro policiais ficaram feridos - dois deles morreram: o 2º tenente Wagner Souza do Nascimento, de 30 anos, e a major Aline Maria Lopes dos Prazeres Luna, 42, que era subcomandante do 19º Batalhão.

 

Tags

Autor