INVASÃO EM BRASÍLIA: onde está Anderson Torres?
Após bolsonaristas invadirem as sedes dos três poderes, no Distrito Federal, a Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou com uma petição pedindo a prisão em flagrante de Anderson Torres
Com Estadão Conteúdo
O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, exonerado pelo governador Ibaneis Rocha, está nos Estados Unidos, segundo a rede CNN Brasil. A informação é que ele estaria em Orlando.
É a mesma cidade onde está o ex-presidente Jair Bolsonaro desde a última semana de dezembro, quando ele viajou para não passar a faixa presidencial ao seu sucessor, o atual presidente Lula.
Na tarde deste domingo (08) as sedes dos três poderes - Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília - foram invadidas, saqueadas e destruídas por manifestantes bolsonaristas.
Após bolsonaristas invadirem os três prédios, no Distrito Federal, a Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou com uma petição pedindo a prisão em flagrante de Anderson Torres.
Na interpretação da AGU, o ex-secretário (exonerado após os atos terroristas) foi omisso em relação à segurança. Ele é ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro.
- INVASÃO EM BRASÍLIA: Mais de 150 bolsonaristas já foram presos após vandalismo neste domingo (08)
- O QUE É INTERVENÇÃO FEDERAL? Veja o que significa a intervenção na segurança do DF em meio ao caos em Brasília
- INTERVENÇÃO FEDERAL: entenda decreto de Lula após bolsonaristas radicais invadirem sedes dos Três Poderes, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na noite deste domingo que Alexandre Torres "tem fama de ser conivente com manifestações". Lula determinou intervenção federal no Distrito Federal.
"Todo mundo sabe a fama do secretário de Segurança dele de ser conivente com as manifestações, então a intervenção vai cuidar disso", disse, em referência ao governador do DF.
Em dezembro do ano passado, no dia da diplomação do presidente Lula, a atuação de Torres à frente do ministério foi criticada diante dos atos bolsonaristas, que depredaram a cidade e colocaram fogo em carros e ônibus sem serem punidos.
ENTENDA A INVASÃO EM BRASÍLIA
- Manifestantes bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso e o STF na tarde deste domingo, dia 8.
- Imagens mostram os terroristas em grande quantidade vandalizando os prédios dos Três Poderes da República.
- No Palácio do Planalto, o grupo entrou pelo Salão Nobre e subiu a rampa para o terceiro andar, onde fica o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- O presidente assinou decreto de intervenção federal na segurança do Distrito Federal e houve uma forte reação das forças de segurança, apesar da demora.
- Mais de 150 criminosos foram presos após a ação efetiva das forças de segurança contra os atos terroristas nos prédios públicos.