O QUE É INTERVENÇÃO FEDERAL? Entenda decreto de Lula e o que está acontecendo em Brasília hoje
A intervenção federal no Distrito Federal vai até dia 31 de janeiro. A medida veio após terroristas bolsonaristas invadirem e depredarem a sede dos Três Poderes, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal no governo do Distrito Federal, no início da noite deste domingo (8).
A medida veio após terroristas bolsonaristas invadirem e depredarem a sede dos Três Poderes, em Brasília.
A intervenção federal, segundo o decreto de Lula, tem início neste domingo (8) e segue até o dia 31 de janeiro.
O interventor será o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli. Ele é jornalista, especialista em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e já atuou como secretário municipal, secretário estadual e secretário nacional em áreas diversas do Maranhão.
LULA DECRETA INTERVENÇÃO FEDERAL NO DF
Segundo o presidente Lula, o interventor vai exercer controle de todos os órgãos distritais de segurança do GDF e poderá requisitar recursos financeiros, estruturais, humanos e tecnológicos do Governo do Distrito Federal.
O interventor também poderá requisitar quaisquer órgãos, civis e militares, do governo federal, para alcançar os objetivos da intervenção.
“Essa intervenção está limitada à área de segurança pública, com o objetivo de conter o grave comprometimento da ordem pública no DF, marcado pela violência contra prédios públicos”, disse Lula.
Leia a íntegra do decreto de intervenção federal
Antes de assinar o decreto de intervenção federal, Lula condenou os atos antidemocráticos em Brasília.
“Achamos que houve falta de segurança. Queria dizer para vocês que todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e punidas. Eles vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade, de livre comunicação e expressão, mas vão exigir que as pessoas respeitem as instituições criadas para fortalecer a democracia”, declarou.
O presidente prometeu que todas as pessoas que participaram da depredação serão punidas.
“Essa gente tem de ser punida, inclusive vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília, e todos eles pagarão com a força da lei”, afirmou Lula.
Bolsonaristas invadem sedes dos Três Poderes, em Brasília
O cenário na Praça dos Três Poderes é de destruição.
Foram invadidos e depredados o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil