VIOLÊNCIA EM RIBEIRÃO

RIBEIRÃO: Polícia mata 5 suspeitos de envolvimento na morte de PM no interior de Pernambuco

Dois suspeitos que trocaram tiros com a polícia também foram mortos, nessa segunda-feira (13)

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 14/03/2023 às 13:45 | Atualizado em 15/03/2023 às 9:31
REPRODUÇÃO DE VÍDEO
Policiais militares alegam que os suspeitos feridos em Ribeirão chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos - FOTO: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

Cinco homens suspeitos de envolvimento no assassinato de um policial militar foram mortos durante operação, na manhã desta terça-feira (14), no município de Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Outros dois suspeitos também foram mortos nessa segunda-feira. 

A Polícia Militar de Pernambuco alega que PMs de vários batalhões (BEPI, 10º BPM e 21º BPM) estavam realizando a operação para prender os homens que mataram o sargento Jairo José da Silva Filho nessa segunda-feira. 

REPRODUÇÃO
Sargento da PM foi morto numa troca de tiros com suspeitos, nessa segunda-feira (13), em Ribeirão - REPRODUÇÃO

"Ao localizar o grupo, na área de mata do Engenho Aripibu, na zona rural de Ribeirão, o efetivo foi recebido a tiros, deu o devido revide à agressão e cinco suspeitos foram atingidos", disse a corporação, por meio de nota. 

A Polícia Militar também afirmou que os suspeitos chegaram a ser levados para o hospital da cidade, mas eles não resistiram aos ferimentos. 

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram alguns dos suspeitos bastante feridos sendo levados pelos PMs. Aparentemente, eles já estavam mortos. 

"Com o grupo foram apreendidos três revólveres calibre .38, uma pistola calibre .380, uma espingarda calibre 12 de cano reduzido e munições", disse a PM. 

Já a Polícia Civil de Pernambuco afirmou que uma mulher de 30 anos foi autuada em flagrante pelo homicídio do policial, por tráfico de entorpecente e por posse ilegal de arma de fogo. 

Os nomes dos mortos e da suspeita presa não foram revelados pela polícia. 

VEJA VÍDEO:

ENTENDA O CASO

CORTESIA
Policial militar morreu após dar entrada no hospital em Ribeirão - CORTESIA

Nessa segunda-feira, o sargento Jairo José da Silva Filho e dois suspeitos morreram durante uma troca de tiros em Ribeirão. A versão oficial é de que os PMs do 10º Batalhão foram acionados para uma ocorrência no Engenho Aripibu e foram recebidos à bala. 

Na troca de tiros, os dois suspeitos morreram na hora. Já o sargento foi levado ao hospital da cidade, mas não resistiu. 

As investigações sobre a morte do PM e dos sete suspeitos (nos dois dias) serão conduzidas pela Polícia Civil de Pernambuco. 

VIOLÊNCIA NA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO 

O segundo mês de 2023 foi marcado por aumento da violência em Pernambuco - principalmente na região da Zona da Mata. Ao todo, 315 pessoas foram assassinadas em fevereiro. No mesmo período do ano passado, foram 299. O aumento foi de 5,35%.

As estatísticas são da Secretaria de Defesa Social (SDS). Na Zona da Mata, 75 homicídios foram registrados em fevereiro de 2023. No mesmo período do ano passado, foram 48. Isso significa que houve um aumento preocupante de 56,25%.

O município de Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado, é o que mais chama a atenção da polícia. Enquanto nenhum homicídio foi registrado em fevereiro do ano passado, nove foram somados no último mês.

Todas as nove vítimas eram do sexo masculino e tinham idades acima de 18 anos. Goiana é uma das cidades com avanço de grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas - o que pode explicar esse aumento em fevereiro. Em janeiro, sete pessoas também foram mortas no município.

Os outros municípios que registraram mais mortes violentas na Zona da Mata em fevereiro foram: Escada (6), Condado (5), Carpina (4), Pombos (4), Ribeirão (4) e São José da Coroa Grande (3). Outros 22 municípios da região tiveram duas ou uma morte confirmadas pela polícia.

 

CORTESIA
Policial militar morreu após dar entrada no hospital em Ribeirão - FOTO:CORTESIA
REPRODUÇÃO
O sargento Jairo José da Silva Filho foi morto durante uma troca de tiros com suspeito na última segunda-feira - FOTO:REPRODUÇÃO

Últimas notícias