Policiais militares lotados nos 12 batalhões da Região Metropolitana do Recife (RMR) vão contar com novas viaturas durante os plantões a partir desta terça-feira (4). A entrega de 100 veículos foi realizada durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.
Sete mil coletes balísticos para garantir a proteção dos policiais militares também foram entregues e, segundo a gestão estadual, vão garantir que os profissionais não precisem mais dividir o material com os colegas.
"Cansei de ver reportagens, fotografias, com policiais empurrando viaturas por causa da falta de investimentos em segurança nos últimos anos. Esse investimento na segurança pública vai permitir que os nossos homens e mulheres da Polícia Militar possam trabalhar com mais segurança, garantindo uma melhor prestação de serviço à população pernambucana", declarou a governadora Raquel Lyra.
"Até o final do ano, pretendemos fazer a troca de pelo menos metade da nossa frota para garantir viaturas novas e o direito de o policial trabalhar com mais proteção", completou.
No total, 895 viaturas devem ser entregues até o final de 2023. O investimento é de R$ 39 milhões.
"Até o final de agosto a Polícia Militar estará recebendo mais 520 viaturas. Com certeza o cronograma será cumprido para que até o final do ano tenhamos toda a nossa frota renovada", afirmou o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tibério César dos Santos.
NOVOS COLETES BALÍSTICOS
Dos sete mil novos coletes balísticos, 4.650 serão distribuídos para o efetivo masculino e 2.350 unidades para o feminino. O investimento é avaliado em R$ 10 milhões.
"A gente está trazendo o melhor equipamento possível, inclusive semelhante ao utilizado pela Polícia Federal", pontuou a governadora.
"É um marco para a Polícia Militar. Com essa chegada, poderemos repassar um colete para cada policial militar, sem ser necessário o compartilhamento do equipamento. O policial vai trabalhar com um material de qualidade, um colete leve. Isso irá repercutir nos resultados operacionais no combate à criminalidade no nosso Estado", disse o comandante da Polícia Militar.
CONCURSOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA
Durante a solenidade, a governadora foi questionada pelo JC sobre os concursos para a segurança pública.
"A gente está fazendo o levantamento necessário para novas nomeações e novos editais de concurso público. Com o lançamento do Juntos pela Segurança, que acontecerá durante esse mês de julho, a gente já inicia esse movimento, tanto da chamada de novos profissionais como também com o lançamento de novos (editais)", declarou Raquel Lyra.
A previsão, segundo ela, é que os editais sejam divulgados até o final do ano.
Ela também foi questionada se mais aprovados no último concurso da Polícia Militar de Pernambuco, realizado em 2018, poderão vir a ser convocados. "Essa questão está sob avaliação da Procuradoria Geral do Estado", disse.