Homem é preso após invadir apartamento e fazer ex-companheira refém no Recife
Segundo a Polícia Civil, o homem ameaçou a vítima e chegou a disparar tiros na sala do imóvel, que fica no bairro do Rosarinho
Um homem de 36 anos foi preso em flagrante após fazer ex-companheira refém por mais de três horas no apartamento dela e disparar vários tiros. O caso aconteceu na noite dessa quinta-feira (17), no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife. Ninguém se feriu.
O crime aconteceu no Edifício Rosa Garden, na Rua General Abreu e Lima. Segundo a Polícia Civil, o homem entrou no apartamento da vítima, de 33 anos, e, com uma arma de fogo em punho, fez ameaças e xingamentos.
Por volta das 18h, cerca de dez viaturas da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegaram ao local e, rapidamente, bloquearam a rua para evitar a circulação de carros e pessoas.
"Parecia uma cena de cinema. Nunca tinha visto tanto policial com escudos, máscaras. Foi aí que percebi que a coisa era séria e fiquei um pouco assustada. Só querendo entrar no meu prédio com meus filhos", contou uma moradora do bairro, em entrevista ao JC.
SUSPEITO FOI AUTUADO POR CINCO CRIMES
Vizinhos que esperavam do lado de fora do prédio contaram que ouviram a discussão e parte da negociação da polícia para que o homem se entregasse.
De acordo com a Polícia Militar, pós tentativa de negociação o efetivo optou pela intervenção tática com a imobilização do suspeito. "O homem foi contido, a arma apreendida e a situação controlada. Foram apreendidos um revólver calibre .38, 41 munições do mesmo calibre, cinco munições calibre .38 deflagradas e um simulacro de arma de fogo", disse a corporação.
O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi retirado do prédio e detido pela polícia por volta das 21h10. Ele foi levado para a Delegacia da Mulher, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.
Na unidade policial, o suspeito foi autuado pelos crimes de ameaça por violência doméstica/familiar, injúria, vias de fato por violência doméstica, disparo de arma de fogo e porte ilegal de arma.
Ele deve passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (18).
COMO PEDIR AJUDA
O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha Agosto Lilás, em todo o País, reforça para a necessidade de as vítimas procurarem ajuda para interromperem o ciclo de violência.
De acordo com estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 29.234 casos de violência doméstica e familiar foram denunciados em Pernambuco entre janeiro e julho deste ano.
Houve um aumento de 22,42% em relação ao mesmo período de 2022, quando 23.879 vítimas procuraram a polícia.
Para denúncias ou orientações, a Ouvidoria Estadual da Mulher atende gratuitamente pelo telefone 0800-281-8187. Em caso de emergência policial, a orientação é ligar para o 190.
Veja lista das delegacias da Mulher abertas 24h:
- Recife (1° DEAM)
Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amaro
Tel. (81) 3184.3352
- Jaboatão dos Guararapes (2° DEAM)
Estrada da Batalha, s/n, Prazeres
Tel. (81) 3184-3445
- Petrolina (3° DEAM)
Rua Castro Alves, 57, Centro
Tel. (87) 3866-6625
- Caruaru (4° DEAM)
Av. Portugal, n° 155, Universitário
(81) 3719-9106
- Paulista (5° DEAM)
Rua do Cajueiro, s/n, Praça Frederico Lundgren, Centro
(81) 3184-7072
- Olinda
Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, Casa Caiada