COMBATE AOS CRIMES

Pernambuco terá câmeras com leitor de placas para tentar recuperar veículos roubados

Mais de 20,3 mil veículos foram roubados ou furtados no Estado em 2023, segundo a Secretaria de Defesa Social. É o pior resultado desde 2018

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 08/01/2024 às 11:03 | Atualizado em 08/01/2024 às 13:58
Notícia
X

Pernambuco fechou o ano de 2023 com mais de 20,3 mil registros de roubos e furtos de veículos. É o pior resultado desde 2018, segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS). Uma das iniciativas para tentar diminuir os crimes e tentar recuperar, principalmente, carros e motos será a instalação de câmeras de videomonitoramento com leitor de placas. 

No final de dezembro, a SDS publicou um chamamento público para que empresas apresentem cotação de preços de 2 mil câmeras que serão adquiridas para o Estado, após a desativação de 358 equipamentos.

Do total de novas câmeras, 579 deverão contar com a tecnologia que captura imagens de veículos com velocidade de até 200 km/h. 

Além das placas, os equipamentos devem identificar a cor e o modelo dos veículos nas ruas, avenidas e estradas monitoradas. Com a alimentação constante dos dados, também será possível identificar carros e motos que eventualmente tenham sido usados na prática de crimes. 

Investigações da polícia apontam que grupos criminosos praticam os crimes na Região Metropolitana do Recife, sobretudo na capital, e levam os veículos para a região da Zona da Mata, onde há receptadores responsáveis pela adulteração e venda de peças. Muitas vezes, inclusive, detentos do sistema prisional pernambucano fazem o contato entre os ladrões e os receptadores dos veículos. 

No Estado, 12.509 veículos foram roubados em 2023. O aumento foi de 14,48% em relação a 2022, quando foram somadas 10.926 ocorrências. Em relação aos furtos, quando não há violência nas abordagens criminosas, 7.879 veículos foram levados pelos criminosos. Um crescimento de 12,68% em relação a 2022, quando 6.992 furtos foram contabilizados. 

O Juntos pela Segurança tem como meta a redução de 30% no número de roubos e furtos de veículos até o final de 2026, tendo como base as estatísticas de 2022. 

NOVAS CÂMERAS

As 2 mil novas câmeras serão instaladas em pontos com maior número de ocorrências de crimes violentos contra o patrimônio, crimes violentos letais intencionais (homicídios, em geral) e onde há registros de tráfico e consumo de drogas. Essas localidades já foram mapeadas. 

Centros comerciais, corredores viários, terminais de ônibus e ruas perto de estádios de futebol terão prioridade na instalação das novas câmeras. 

Levantamento da SDS indicou que as câmeras de videomonitoramento registraram 33.814 ocorrências em 2021. Em geral, as imagens captaram cenas de agressões, consumo de drogas, furto/roubo, homicídios, tráfico. 

Thiago Lucas/ Design SJCC
Roubos e furtos de veículos em Pernambuco - Thiago Lucas/ Design SJCC

DESATIVAÇÃO DE CÂMERAS

Em 1º de dezembro de 2023, a SDS desativou as 358 câmeras que estavam instaladas em quatro municípios: Recife (240), Olinda (38), Caruaru (40) e Petrolina (40).

A medida foi tomada após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) cobrar, em fevereiro de 2023, a realização de uma nova licitação, já que, desde agosto de 2020, contratos vinham sendo "renovados" por meio de Termo de Ajuste de Contas (TAC) - o que não é o ideal. 

Além das 2 mil câmeras, com contrato de cinco anos, está prevista a criação de três centros de gerenciamento de imagens. Eles estarão localizados nos municípios do Recife, Caruaru (Agreste) e Serra Talhada (Sertão). 

PRAZOS

De acordo com a assessoria da SDS, a fase de chamamento público deve ser concluída na próxima semana. Depois, será lançada a licitação para contratação da empresa responsável pelas câmeras - inclusive com a manutenção delas. 

A promessa é de que a assinatura do contrato ocorra até o final do mês de abril. Por ano, a SDS prevê um custo de R$ 100 milhões.

Tags

Autor