VIOLÊNCIA

Carnaval: 68 pessoas foram mortas em Pernambuco, sendo três em polos de folia

SDS afirma que houve redução de 17% em relação ao ano passado. Número é referente ao período da 0h da quinta-feira até 23h59 da terça-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 15/02/2024 às 16:22 | Atualizado em 15/02/2024 às 17:03
Notícia
X

Pernambuco somou três mortes em polos de folia durante o Carnaval deste ano. O resultado chama a atenção porque, em 2023, nenhuma ocorrência foi registrada pela polícia. Apesar disso, a Secretaria de Defesa Social (SDS) comemorou uma redução de 17% no número de assassinatos no Estado entre a 0h da quinta-feira (8/02) até 23h59 da terça-feira (13/02). Ao todo, 68 pessoas perderam a vida. No mesmo período do ano anterior, foram 82. 

Em relação aos roubos em focos de folia, a SDS afirmou que o número de boletins de ocorrência registrados diminuiu 40%. No ano passado, 910 queixas foram somadas. Já em 2024, foram 550.

Por causa da abertura do Carnaval no Recife e em Olinda, que ocorreu na noite da quinta-feira, a SDS decidiu, pela primeira vez, contabilizar as estatísticas de violência a partir desse dia. Normalmente, o estudo era feito a partir do Sábado de Zé Pereira. 

De acordo com a SDS, em dois dias de Carnaval houve aumento das mortes violentas intencionais no Estado. No sábado, 13 pessoas foram mortas - sendo uma a mais do que no mesmo período do ano passado. Já na terça-feira, 12 vítimas foram contabilizadas, também uma a mais que em 2023. 

Na quinta-feira e sexta-feira, dias em que a maioria dos municípios não contou com festas de Carnaval, houve redução dos índices de violência. Na sexta, por exemplo, a queda foi de 42%. 

MORTES EM POLOS DE FOLIA

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que três pessoas foram mortas em polos de folia durante o Carnaval. "Todos tinham envolvimento com atividade criminal. Não foi folião brincando com a família", disse.

O primeiro caso aconteceu na noite de abertura do Carnaval de Olinda. Dois homens tentaram assaltar um militar do Exército Brasileiro e foram baleados no Sítio Histórico. Um deles, sem passagem pela polícia, morreu. "O outro, que ficou ferido, tinha quatro boletins de ocorrência. Ele foi autuado em flagrante", disse Alessandro. 

Na madrugada da segunda-feira de Carnaval, quatro pessoas foram baleadas num polo em Tamandaré, Litoral Sul. "Tratava-se de um acerto de contar. Uma mulher era o alvo, mas um adolescente acabou baleado e morreu no Hospital da Restauração", pontuou o secretário estadual.

O último caso foi na cidade de Lagoa de Itaenga. Segundo Alessandro, a vítima morta no polo de folia já tinha indiciamento por homicídio e por duas tentativas de homicídio. 

LATROCÍNIO DE TURISTA

O secretário também falou sobre a investigação do latrocínio (roubo seguido de morte) do turista Talles do Couto Lemgruber Kropf, de 35 anos, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na madrugada da quarta-feira (14). 

"Foi uma fatalidade. Desde o primeiro minuto, colocamos equipe reforçando a investigação. O que a gente vai fazer é dar empenho para esclarecer o caso", afirmou.

O chefe da Polícia Civil, Renato Rocha, informou que imagens de câmeras de segurança começaram a ser analisadas para ajudar nas investigações. Ele não informou, no entanto, se mais de um criminoso participou da ação. 

RECONHECIMENTO FACIAL

A tecnologia do reconhecimento facial, utilizada pela primeira vez pela polícia em Pernambuco, conseguiu identificar dois homens que tinham mandados de prisão em aberto. 

A primeira prisão ocorreu na manhã do sábado, no Galo da Madrugada. O mandado de prisão era por não pagamento de pensão alimentícia. 

A segunda prisão, também no Galo, foi por descumprimento de medida protetiva da Lei Maria da Penha. 

O secretário Alessandro Carvalho afirmou que o resultado foi positivo e que a tecnologia deve ser ampliada no acesso aos estádios de futebol, não só para capturar quem tem mandado de prisão em aberto, mas também para identificar torcedores proibidos de acompanhar os jogos por decisão do Juizado do Torcedor. 

Tags

Autor