COMBATE AOS CRIMES

Operação prende 30 acusados de dominar tráfico de drogas em cidades do Litoral Sul de Pernambuco

Líder cumpria pena no Presídio de Igarassu, mas continuava dando ordens aos outros integrantes da facção

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 19/02/2024 às 15:14
Notícia
X

Uma operação prendeu 30 acusados de integrar um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas e que atuava, sobretudo, em Rio Formoso e Tamandaré, além de outras cidades do Litoral Sul de Pernambuco. A investigação indicou que o líder estava preso, mas continuava dando as ordens aos outros integrantes da facção. Além disso, um dos acusados investiu financeiramente na campanha política do pai, que chegou a ser candidato a prefeito de um município do interior.

A Operação Manguezais ocorreu entre 30 de janeiro e 16 de fevereiro, mas os detalhes só foram revelados nesta segunda-feira (19). A investigação, iniciada no final de 2022, foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (FICCO/PE), composta pela Polícia Federal e pelas forças de segurança do Estado. 

Na operação, 29 mandados de prisão preventiva foram cumpridos, sendo 16 em presídios de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Uma prisão em flagrante também foi efetuada. 

"A atividade principal do grupo era o tráfico de drogas. O que chamou a atenção da polícia era a manutenção das atividades criminosas, apesar do seu líder se encontrar preso numa unidade prisional de Pernambuco. Ele também continuava se associando a outros grupos, em outros Estados", afirmou o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Márcio Tenório. 

ASSOCIAÇÃO COM OUTRAS FACÇÕES

O líder, cujo nome não foi revelado, estava cumprindo pena no Presídio de Igarassu, no Grande Recife. Ele teria se associado à facção Sindicato do Crime, do Rio Grande do Norte, e à Okaida, na Paraíba. 

"Com o desenrolar das investigações, chegou-se ao conhecimento das ramificações da organização, que possuía tentáculos nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso. Além disto, havia uma setorização das atividades criminosas, com alas dos grupos atuando diretamente no tráfico, lavagem de dinheiro e na intimidação e guerra pelo domínio de áreas onde estabeleceram pontos de vendas e drogas", informou, em nota, a Polícia Federal. 

Na operação, foram apreendidos quatro veículos, incluindo uma BMW/X1 S20I M SPORT 2023, dez aparelhos celulares, um revólver calibre .38, uma réplica de fuzil e R$ 112 mil em dinheiro, com a realização de uma prisão em flagrante.

DIVULGAÇÃO
Arma foi apreendida durante operação para desarticular grupo especializado no tráfico de drogas no Litoral Sul de Pernambuco - DIVULGAÇÃO

PROJETO POLÍTICO E PLANO CONTRA CÚPULA DA SEGURANÇA

A investigação comprovou que um dos líderes do grupo investiu financeiramente na campanha política do pai para prefeito de um município da Mata Sul do Estado. Os nomes do candidato e da cidade não foram revelados. 

A equipe de investigadores também descobriu um plano arquitetado no interior de um presídio de Pernambuco com o objetivo de derrubar a cúpula da Secretaria de Defesa Social no ano passado. 

"Havia algumas decisões que estavam sendo tomadas pela cúpula da Segurança Pública do Estado que estavam incomodando ao grupo e, com isso, algumas ordens foram enviadas para que os integrantes promovessem atos de badernas e intimidação contra a população para que a cúpula fosse desacreditada", relatou o delegado federal Márcio Tenório. 

 

Tags

Autor