INVESTIGAÇÃO

Atleta do Sport morre vítima de bala perdida no Recife: 'PM chegou atirando'

Adolescente de 13 anos foi atingido por dois tiros enquanto conversava com amigas na calçada de uma casa

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 17/03/2024 às 10:17 | Atualizado em 17/03/2024 às 19:26
Notícia
X

Um adolescente de 13 anos, atleta da equipe de futsal sub-14 do Sport, morreu vítima de bala perdida, na noite desse sábado (16), no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife. Testemunhas disseram que os tiros foram disparados por policiais militares que perseguiam um carro. 

O garoto foi identificado como Darik Sampaio, de 13 anos. Ele estava conversando com duas amigas, na calçada de uma casa, na Rua Professora Arcelina Câmara, quando duas viaturas da Polícia Militar passaram em alta velocidade. Segundo testemunhas, vários tiros foram disparados pela via, atingindo veículos e muros de casas. 

Darik foi atingido em uma perna e no quadril. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado a uma policlínica no bairro do Ibura, mas não resistiu aos ferimentos. 

Cortesia
Cápsulas foram recolhidas após a sequência de tiros no Jordão - Cortesia

"Mataram meu filho. Acabaram com o sonho dele e de todo o bairro. A PM chegou atirando. Ele estava na calçada com as amigas, só conversando, e atiraram nele", disse o pai, o técnico em eletroeletrônica Davison José da Silva. 

"Meu filho jogou bola, depois ficou com as coleguinhas conversando e perdeu a vida. O que vou dizer para minha filha de 2 anos, que era muito apegada a ele?", completou.

O pai do adolescente seguiu, na manhã deste domingo (17), para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, para fazer a liberação do corpo. 

O velório e enterro do corpo do adolescente será, nesta segunda-feira (18), no Cemitério de Santo Amaro. 

A VERSÃO DA POLÍCIA

Por meio de nota, a Polícia Militar alegou que equipes do 6º Batalhão foram acionados por uma senhora relatando o roubo de seu veículo, cujo rastreamento indicava a localização no bairro do Jardim Jordão, em Jaboatão.

"Durante o deslocamento até o local indicado, os policiais avistaram o veículo em fuga, sendo acompanhado por outro veículo. Ao perceberem a aproximação das viaturas, os suspeitos ignoraram as ordens de parar e empreenderam fuga em alta velocidade. O acompanhamento culminou em uma rua sem saída no bairro do Jordão, no Recife, onde os suspeitos colidiram os veículos, desembarcaram e começaram a disparar contra os policiais, que reagiram", disse a PM.

Segundo a corporação, dois suspeitos conseguiram fugir, enquanto outros dois foram detidos. Um foi ferido por tiro e o outro por escoriações devido a uma colisão. Ambos foram encaminhados à UPA da Imbiribeira. Mas o suspeito ferido à bala foi transferido para o Hospital da Restauração, onde segue custodiado. 

"Foi realizada a revista veicular e no interior dos veículos foram encontradas duas armas de fogo, uma calibre 12 e um revólver calibre .38", informou a PM. 

Em relação ao adolescente, a PM disse que fez o socorro para a policlínica, mas não confirmou se foi a responsável pelo tiro que o matou. 

"Os policiais militares cumprindo os protocolos estabelecidos se apresentaram na DPJM (Delegacia de Polícia Judiciária Militar) e a ocorrência foi encaminhada ao DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa)", disse a nota. 

A Polícia Civil de Pernambuco informou que a 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios/DHPP ficará responsável por investigar e esclarecer as circunstâncias do fato.

SPORT LAMENTA MORTE DE JOGADOR

Em publicação nas redes sociais, na manhã deste domingo (17), o Sport lamentou a morte de Darik.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sport Oli?mpicos e Amadores (@olimpicosport)

"É com tristeza e pesar que o Sport Club do Recife recebeu a notícia do falecimento, no último sábado (16), de Darik Sampaio, atleta da equipe de futsal Sub-14 do Clube, aos 13 anos. O Sport lamenta o falecimento precoce de Darik e deseja forças aos amigos e familiares neste momento tão triste."

MORTES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CRESCERAM 300%

A violência armada no Grande Recife cresceu no mês de fevereiro, como apontou o levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Ao todo, foram contabilizados 187 tiroteios/disparos de arma de fogo. O aumento foi de 34% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 140 casos foram somados.

A grande quantidade de crianças e adolescentes vítimas de tiros também chamou a atenção. O levantamento somou 16 casos em fevereiro. Desse total, duas crianças morreram e uma ficou ferida. Já entre os adolescentes, nove morreram e quatro ficaram feridos.

O número de vítimas baleadas, na faixa do 0 a 17 anos de idade, cresceu 300% em relação a fevereiro de 2023, quando quatro adolescentes foram baleados (e morreram).

Tags

Autor