Um idoso morreu após ser atingido por uma bala perdida no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O crime aconteceu na noite dessa segunda-feira (22), após a vítima, identificada como Antônio Lima do Nascimento, de 76 anos, sair de um culto evangélico.
VEJA VÍDEO:
Uma câmera de segurança filmou o momento em que o idoso foi assassinado. Antônio andava pela Rua Nossa Senhora do Desterro, quando dois homens passaram correndo perto dele. É possível observar que o homem de camisa escura atira contra o outro que está sem camisa, mas o tiro atinge o idoso, que cai no chão e morre.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco. Até agora, nenhum suspeito foi preso.
Na manhã desta terça-feira (23), a viúva do idoso, Adeilda Rodrigues, falou sobre o caso. "Ele era uma pessoa que só gostava de fazer o bem, ajudar as pessoas que precisavam. Não está fácil não. Quero justiça. Sei que a vida dele não volta mais, mas quero justiça. Vieram matar um bandido, mas mataram o meu marido, que não tinha nada a ver", disse, em entrevista à TV Jornal.
Antônio era vigilante aposentado. Ele deixou cinco filhos e nove netos.
VIOLÊNCIA CRESCE NO GRANDE RECIFE
O Grande Recife continua registrando altos índices de violência - principalmente armada. Levantamento mais recente do Instituto Fogo Cruzado revelou que ao menos 165 tiroteios/disparos de arma de fogo foram somados em março de 2024. O número é 4% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 158 casos foram mapeados.
Chamou a atenção o fato de que houve mortes em 99% dos tiroteios contabilizados no mês passado. Segundo o instituto, 183 pessoas foram baleadas. Desse total, 138 morreram e 45 ficaram feridas.
O número de mortos apresentou aumento de 15%. Já o de feridos, queda de 20%. A comparação foi feita com março de 2023, quando, dos 176 baleados, 120 morreram e 56 ficaram feridos.
ACUMULADO DO ANO
No primeiro trimestre de 2024, houve 537 tiroteios/disparos de arma de fogo na RMR. Ao todo, 600 pessoas foram baleadas neste período: 423 morreram e 177 ficaram feridas.
Em comparação com o mesmo período de 2023, que concentrou 445 tiroteios e 498 baleados, sendo 367 mortos e 131 feridos, os três primeiros meses de 2024 tiveram aumento de 21% nos tiroteios, aumento de 15% nos mortos e aumento de 35% nos feridos.