Dados do Monitoramento de Mercado Abrasce - Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce) - apontam que as vendas nos shoppings registraram uma alta de 13,5% em setembro, quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Em relação ao desempenho do pré-pandemia (setembro de 2019), o aumento nas vendas foi de 7,9%, sendo a quinta elevação consecutiva nessa métrica. No ano, o setor acumula uma recuperação de 28% sobre igual intervalo de 2021.
Do ponto de vista regional, as localidades que apresentaram resultados acima da média nacional no mês, em relação a setembro de 2021, foram: Sul (14,6%), Sudeste (13,9%) e Nordeste (13,9%). As regiões Centro-Oeste e Norte, apresentaram alta de 11% e 7,7%, respectivamente. Mesmo com um cenário macroeconômico, caracterizado pelas pressões adicionais da Selic no mercado de crédito, o ticket médio de vendas nos shoppings ficou em R 123,30 em setembro. Já o valor médio das lojas de rua foi de R 87,22.
Outro destaque para o mês foi o aumento no número de frequentadores dos empreendimentos. O fluxo de pessoas, segundo dados do IPEC e Mais Fluxo, cresceu 17,4% em relação ao mesmo período de 2021. Diante desse aumento contínuo na frequência de visitantes, a Abrasce estima um aumento de 11% no quadro de funcionários dos shoppings com a contratação de 112 mil trabalhadores temporários, um incremento de 14% sobre igual intervalo do ano passado.
Na avaliação do presidente da Abrasce, Glauco Humai, a aceleração das vendas acompanha o cenário de arrefecimento da inflação, abrindo espaço no orçamento familiar para o consumo de bens e contribuindo para a elevação da confiança dos consumidores. “Há outros fatores positivos também que levam otimismo ao mercado, como a expansão das vagas de trabalho, que traz aumento para a massa de rendimentos do trabalhador, possibilitando a aquisição de mais itens, e a crescente recuperação no fluxo de visitantes, o que colabora para as boas estimativas sobre o fim de ano, marcado por importantes datas comemorativas, como a Black Friday e Natal, essa última a data comercial mais importante para o comércio”, afirma o executivo.
Surdez
Celebra-se, quinta, o Dia Nacional de prevenção e combate à surdez. Uma estimativa do IBGE aponta que 5% da população brasileira sofre algum grau de perda auditiva, isso representa pouco mais de 10 milhões de brasileiros. Desde 2017, o Ministério da Saúde instituiu essa data para chamar a atenção do problema que causa, entre outros desafios, o isolamento social das pessoas que por conta da perda não conseguem se comunicar. Para tentar amenizar o drama de pessoas que possuem esse problema e que não tem acesso a um atendimento de qualidade, a Audivida promove a 4ª edição da campanha Sons do Bem, que este ano vai doar aparelhos auditivos para pessoas carentes acompanhadas pelo Instituto Peró e pela Prefeitura de Jaboatão. A cerimônia de entrega ocorre na próxima quarta-feira (9), no Cinépolis do Shopping Guararapes.
Dezembrite
A médica Flávia Goldmann, membro pela Sociedade Alemã de Geriatria, residencia medica por hospitais credenciados com Universidades de Ulm e Munique comenta sobre o "Dezembrite", aquela Síndrome de Fim de Ano que muitos sentem. "Os idosos, por exemplo, são grandes vítimas desse período, principalmente se já tiverem um quadro depressivo.
É o estresse daqueles que, ao invés de se animarem com luzes natalinas, têm em dezembro um mês “cinzento”. Diante disso, a médica, juntamente com a psicóloga Natália Tavares, promovem, no dia 19 de dezembro, às 9h, um encontro de Terapia da Floresta, em Aldeia, com o objetivo de amenizar essa fase através do contato com a natureza e o cheiro da mata.
Clima
Marcos Baptista, presidente da Aries, leva o debate climático para a programação do REC´n´Play com o ciclo de palestras “Cidades em Transição: Emergência Climática - Origens e Consequências”, dia 17, na Livraria Jaqueira do Bairro do Recife. Serão seis mesas sobre o desenvolvimento sustentável no meio urbano do Recife em sintonia aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para Camilo
Uma das novidades do Festival Arte na Usina – Safra 2022 é a inauguração do Teatro Aberto Camilo Simões no complexo da Usina de Arte. O espaço está sendo construído em frente à antiga estrutura fabril e terá na estreia, no dia 12, a peça “Luiz Lua Gonzaga”, do Grupo Magiluth. A estrutura é uma homenagem a Camilo, irmão de Bruna Pessoa de Queiroz, que faleceu prematuramente em 2016, quando era secretário de Turismo do Recife.
Frevo
Composições de Henrique Albino, Clóvis Pereira, Capiba, Dierson Torres e Lúcia Helena Cysneiros serão defendidas pelo Sexteto GraVIs, em quatro apresentações gratuitas. O projeto musical fomenta o espaço para vozes masculinas, desconstruindo a sonoridade nordestina, ao unir peças sacras ao frevo e ao maracatu. Entre os locais escolhidos, o Conservatório Pernambucano de Música, no dia 18 de novembro, às 18h, e o Paço do Frevo, no dia 11 de dezembro, às 16h.
Batalha
O espetáculo ao ar livre "Batalha dos Guararapes - Assim Nasceu a Pátria" que está de volta, depois de 10 anos, ao Parque Histórico Nacional dos Guararapes. Serão realizadas 4 apresentações nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro às 20h. Todas gratuitas e com intérprete de Libras. O elenco principal é formado por 65 atrizes e atores do Teatro Pernambucano, que dão vida às personagens históricas da corte holandesa e da resistência formada por indígenas, negros e portugueses.
Rápidas
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade passa a atender em novo endereço: no edifício sede do Porto Digital, 7ª andar. A pasta ficará no principal polo de inovação da cidade e próxima ao edifício sede da Prefeitura.
De 8 a 10 de novembro, acontece no Clube Português do Recife, às 10h, o Bazar Solidário. Parte da renda será revertida para o Grupo de Ajuda à Criança Carente Câncer (GAC), Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (APAF) e Hospital Maria Lucinda.
O produtor Paulo André Pires, do Abril Pro Rock, monta, mais uma edição, no dia 12 de novembro, no Clube Português. Terá bar com drinques da Pitu.
A 8ª Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas será presidida pelo professor Roberto Coutinho, de 23 a 26, no Hotel Armação. Na abertura, haverá a Conferência Nacional Willy Lacerda, proferida pelo especialista italiano Leonardo Cascini, da Universidade de Salerno, que vai apresentar o tema: Novas perspectivas para análise e gestão de deslizamentos de terra.
Entre os dias 7 e 8 de novembro, Recife receberá o XXII Encontro Nacional do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica, que terá como tema "Digitalização e Inovação: um olhar focado no consumidor". Na programação do evento, que reunirá diversos nomes do setor, um dos destaques é a palestra "Perspectivas de abertura de Mercado Livre de Energia Elétrica no Brasil - Impactos para o Consumidor”, que será apresentada pelo diretor de soluções energéticas da Kroma Energia, Écliton Ramos, no primeiro dia de encontro.
Comentários