Os smartphones praticamente se tornaram uma extensão do corpo humano. Sair de casa sem o celular é algo desesperador. A Hibou buscou identificar os “Hábitos Mobile - 2022'', com mais de 2 mil brasileiros usuários de smartphones em Novembro, com comparativos aos dados de 2020.
O acesso dos brasileiros ao seu celular é constante e acontece durante todo o dia para 54% dos brasileiros. Já 33% acessam a noite; 6% à tarde e pela manhã, cada; e 1% durante a madrugada. A Hibou ainda identificou que 72% usam seus aparelhos atuais desde 2020, sendo que 5% não trocaram os modelos há mais de cinco anos. As 5 marcas mais populares são Samsung (43%); Apple (20%); Motorola (17%); Xiaomi (9,8%) e LG (6,5%).
Redes sociais são campeãs
As redes sociais são campeãs quando o assunto são as atividades mais realizadas com o celular, no topo do ranking, para 89% dos brasileiros. Por outro lado, o consumo e o mercado financeiro também ganharam seus espaços: 62% fazem uso de apps de bancos; 45% compram e pedem delivery (comida, mercado); 41% fazem compras para si mesmos (roupas, acessórios); 33% compram itens para casa (eletro/eletrônicos, UD).
As ligações na função “telefone” são utilizadas por 48%; 49% checam seus e-mails; e os mapas e a meteorologia em tempo real são ferramentas muito usadas por 43%. Uma substituição comum também tem sido do cartão bancário. Em 2022, 27% já fazem seus pagamentos em lojas por meio de wallet virtual, apenas encostando o celular autorizado nas máquinas.
E os streamings?
Serviços de streamings, vídeos e games também despontaram com a mudança de hábito e maior uso dos smartphones. 44% ouvem música; 25% assistem séries e filmes; 21% se divertem com os games; 17% ouvem podcast e 14% fazem videoconferência.
Além disso, os smartphones roubam a cena com suas inúmeras funcionalidades e aplicativos, por exemplo, 62% dos brasileiros trocaram seus relógios de cabeceira pelo despertador do celular. E, em um cenário esperado, 55% da população deixou as câmeras fotográficas no passado e só fazem fotos e vídeos com seus aparelhos celulares.
O aplicativo que o brasileiro não vive sem….
Todos os entrevistados afirmaram usar o WhatsApp. Com grande alcance geográfico, a internet possibilita comunicação ágil e o app tornou-se um canal para manter contato na vida pessoal e profissional. 78% trocam mensagens com amigos/família e 51% utilizam para mensagens de ou para o trabalho.
Na hora de escolher entre digitar e falar, o brasileiro prioriza mensagens de texto dentro do app (91%). Já 63% utilizam para enviar fotos; 61% áudios; 47%, arquivos; 34%, videochamada.
Conteúdo importa
Os cinco temas que mais despertam o interesse dos brasileiros são: saúde (49%); gastronomia (44%); alimentos e bebidas (38%); beleza (38%), moda (36%); Cinema e TV (36%). Em contrapartida, os brasileiros não querem ser impactados com assuntos relacionados à habitação (10%); política e religião (7%); transporte e mobilidade (6%); carros e games (7%, cada).
Estes anúncios provavelmente receberão mais cliques se forem recebidos via redes sociais (81%). Resultados de sites de busca como Google (13%); YouTube (4%) e 3% em sites ou portais de conteúdo também são considerados pelos usuários.
Comentários