SOCIEDADE

As maiores incidências de lesões em atletas

Leia a coluna social do seu Jornal do Commercio do sábado

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 03/12/2022 às 0:07
DIVULGAÇÃO
Entrega Medalha Fernando Figueira aos médicos Ana Van Der Linden, Marcos Barretto e Olímpio Moraes - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

De acordo com o estudo intitulado de "Incidência de lesões em jogadores de futebol", publicado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte, as lesões mais prevalentes foram nos membros inferiores (86,9%), principalmente na região da coxa (38,0%), seguidas do joelho (15,2%), quadril/virilha (9,8%) e tornozelo (9,8%). Ruptura/estiramento muscular (37,0%) e entorse/ligamento (19,6%).

"Os principais mecanismos de lesão observados foram durante a corrida/sprint (33,7%), chute (12,0%) e salto/aterrissagem (6,5%). As lesões foram balanceadas entre overuse e trauma, 37,0% e 35,9%, respectivamente. A maioria das lesões (73,9%) não foi causada pelo contato com outro jogador ou objeto. Os principais métodos diagnósticos utilizados foram a ressonância magnética (38,0%), a ultrassonografia (33,7%) e os achados clínicos (15,2%)", diz trecho do artigo.

De acordo com o ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, Luiz Felipe Carvalho, o risco de lesão no futebol profissional é elevado, o estimado é que aconteçam entre 10 a 15 lesões para cada 1000 horas de prática do esporte.

DIVULGAÇÃO
Cremepe entrega Medalha Fernando Figueira aos médicos Ana Van Der Linden, Marcos Barretto e Olímpio Moraes - DIVULGAÇÃO

Copa no celular

O Brasil tem pelo menos mais uma partida confirmadas na Copa do Mundo. A Seleção entrará em campo no horário comercial. Por conta disso, muitos torcedores só têm a opção de assistir aos jogos pelo celular. A oftalmologista Catarina Ventura alerta que a situação pode trazer problemas na visão. “Pode ter olho seco, um desconforto ocular, dor de cabeça por ficar muito tempo olhando para uma tela pequena. Tudo que a gente faz em telas maiores se torna mais confortável e, distante da visão, o esforço visual é menor”.

DIVULGAÇÃO
to dos advogados Maurício Albuquerque e Antônio Mário, que estão comemorando 35 anos de atuação do escritório deles, o Albuquerque Pinto Advogados. - DIVULGAÇÃO

Abstinência

O Sexlog fez uma pesquisa entre os seus usuários sobre a prática de jejum no sexo.: 20,41% das pessoas garantem que nunca passaram mais de uma semana; já 28,88% dizem que já ficaram, mas não passou de uma ou duas semanas. Já 16,55% afirmam que a ausência de sexo durou entre 3 e 4 semanas, enquanto a maioria, 34,15%, aponta que chegou a ficar mais de quatro semanas sem ter contato sexual com alguém.

DAYVISON NUNES/JC IMAGEM
DAYVISON NUNES/JC IMAGEM Data: 29-11-2022 Assunto: SOCIEDADE - Lançamento do projeto casa sorrir na Depyl Action, no RioMar. - DAYVISON NUNES/JC IMAGEM

Aniversariantes

Assis Farinha, Fátima Sá, Gilberto Valter Moura, Mariana Cavalcanti, Mônica Medeiros, Paulo Almeida, Juliana da Fonte, Sérgio Kano, Socorro Cruz, Sandra Chianca, Rui Gurgel, Jaime Brennand Filho e a diretora de negócios digitais do SJCC, Maria Luiza Borges. Chuva de bênçãos.

Escoliose

Será dia 18 de janeiro o Scoliosis Day aqui no Recife. Uma iniciativa inédita no País, que busca fortalecer o Nordeste no cenário nacional. A programação contará com a presença de um time completo de
médicos, fisioterapeutas, ortesistas e especialistas — incluindo a pesquisadora e instrutora
internacional ISST Schroth, Sanja Schreiber, que vem pela primeira vez à região. 

Comentários

Últimas notícias