SOCIEDADE

Oportunidade para rever o valor do benefício do INSS

Leia a coluna social desta segunda do seu Jornal do Commercio

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 19/12/2022 às 0:06
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os locais de prova do concurso INSS foram divulgados nesta terça-feira (22) - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganharam uma oportunidade de rever o valor do benefício. No último dia 1º de dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a revisão da vida toda. Com a decisão, os segurados ganharam o direito de recalcular os benefícios com base nas contribuições de toda a vida. No entanto, a revisão não vale a pena para todo mundo e exige cuidados. A revisão para a vida toda vale para diversos benefícios, mas nem todos os segurados podem pedir. De acordo com Rodolfo Rodrigues, contador e docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), para poder refazer o cálculo da “vida toda”, é necessário cumprir alguns pré-requisitos. “A revisão da vida toda é um direito que um segurado do INSS tem de calcular e recalcular a chamada vida contributiva do seu benefício, incluindo os períodos anteriores a 1994. Para recorrer ao benefício, é necessário ter contribuído para a Previdência antes do Plano Real (1994), ter se aposentado a partir de 2012 e a aposentadoria ter sido concedida antes da última reforma da Previdência (até 13/11/2019)”. O docente ainda reforça a importância de buscar ajuda de um profissional especialista em previdência, já que o cálculo não é feito automaticamente pelo INSS. Os benefícios que podem ser revistos são a aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, aposentadoria por deficiência, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

Cantata

Nesta segunda, às 18h, vai ter a 8ª Cantata de Natal do Imip para celebrar o nascimento de Jesus. Um emocionante espetáculo musical com elementos teatrais, que acontece na fachada externa neoclássica do secular Hospital Pedro II, envolvendo música, dança e teatro.

O espetáculo traz o Coro Sinfônico da Faculdade do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, regido pela Maestrina Hadassa Rossiter, coreografia de Maria Paula Costa Rego, projeções em vídeo mapping por Gabriel Furtado, iluminação cênica por Jathyles Miranda e sonorização especial para teatro ao ar livre por Gera Vieira, para transformar o ambiente, em um grande teatro ao ar livre.

Poesias

O escritor e economista Paulo Salles lança seu nono livro, amanhã, às 16h, na Biblioteca Pública do Estado. A publicação reúne poesias e sonetos sobre a vida, amor, fé e a partida da companheira de mais de 50 anos Lindináuria Aguiar.

O portuga

Zeferino e Moises Costa, da Vale do Ave, escolheram o ator português Ricardo Pereira para ser o garoto-propaganda do próximo empreendimento que a construtora lança em janeiro na Avenida Boa Viagem. O prédio será batizado com o nome do fundador Zeferino Ferreira da Costa e o roteiro da campanha fala sobre sonhos, raízes e os lugares que a gente ocupa no mundo.

Aniversariantes

Bartolomeu Marinho, José Santos, Jacilda Urquisa, Clarice Braun, Jorge Neves, Beth Vieira, Lúcia Alves, Arlete Ferreira, Byron Fontes, Vladimir Melo, Alcine Lopes e Walter Labanca Arante.

Rápidas

O chef Hiago Magalhães convida para o primeiro aniversário do Bar do Amparo, em Olinda, hoje, a partir das 18h.

Thiago Gualter assume a franquia da Kopenhagen no Shopping Difusora em Caruaru. Com quatro lojas no Recife, o grupo está investindo nos sorvetes com brownie da marca.

O escritório Pessoa & Pessoa foi considerado o mais admirado do Brasil na área trabalhista, segundo a Revista Análise - mais importante ranking nacional do segmento jurídico.

 

Comentários

Últimas notícias