Publicado em 23/07/2018 às 22:29
| Atualizado em 20/02/2019 às 12:14
Leitura:
Pedro Lima largou na frente na Gran Master. Foto: Alexandre Gondim/ Blog do Surfe
Uma competição de alto nível, foi vista por quem passou o domingo, 22/07, na praia do Cupe em Porto de Galinhas. As finais do Festival Rota do Mar Surf e Music mostraram que além de experientes competidores, os surfistas veteranos, estão evoluindo e levando a longevidade ao esporte.
Jojó estreiou com vitoria na Gran Kahuna. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe
Pedro Lima (PE), Danilo Costa (RN), Fábio Gouveia (PB) e Jojó de Olivença (BA) formaram o "quarteto fantástico" dos campeões desta primeira Etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Master promovida pela CBSurf, que transformou Ipojuca na capital brasileira do surfe, em Julho.
O circuito é dividido nas categorias categorias Master, Grand Master, Kahuna e Grand Kahuna e a "perna" pernambucana contou com homenagens a Piet Sneal e Denttinho, precursores do esporte no estado, que tiveram seus nomes batizando os troféus.
No pódio Bruninho, filho de Saulo Carvalho convidou todos para comemorar o sucesso da etapa. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe
Na categoria Grand Master, para maiores de 40 anos, Pedro Lima fez a maior media no sábado, primeiro dia de competição e repetiu o feito tendo a melhor nota de sua bateria, fato que levou ele a vitória. Já que a bateria terminou empatada entre ele e Saulo Carvalho onde o desempate veio na melhor onda pontuada.“Hoje o dia foi puxado. Depois de disputar seis baterias, estou feliz da vida porque o esforço foi válido, agora vou tomar uma cervejinha porque eu mereço”, declarou Pedrinho no pódio. Em terceiro ficou o potiguar Júnior Rocha e, em quarto, o alagoano Klinger Peixoto.
Saulinho voando. Foto: Alexandre Gondim/JBlog do Surfe
Nesta mesma final, vale falar do aéreo com rotação de grab feito por Saulo Carvalho, mostrando que ele continua evoluindo e renovando seu surfe.
Maurício Bandeira ariscou voar. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe
Na disputa da Master, principal categoria para maiores de 35 anos, o paulista radicado no Rio Grande do Norte dono do título Master em 2015 e ex-WCT em 2003, Danilo Costa, venceu depois de ficar em primeiro em todas as baterias e de passar por um momento de superação antes da competição. “Essa vitória foi muito difícil, mesmo tendo muita afinidade com as ondas de Pernambuco. Há duas noites estava com muita febre, fui para o hospital e graças a Deus conseguir ter forças para batalhar e conseguir a vitória”, declarou emocionado. Em segundo, ficou o cearense Rogério Dantas, seguido do potiguar Júnior Rocha e do catarinense Álvaro Bacana.
Na Kahuna , para maiores de 45, o grande vencedor foi o "fabuloso" Fábio Gouveia (PB), que comentou do alto nível das baterias que disputou. “Minha primeira bateria do dia já foi bateria de final. Os competidores eram muito bons. A semifinal também, eu, Jojó e Otávio Lima, três ex-competidores de circuito mundial”, declarou.
Fabinho também quis presentear Pernambuco, estado que ele ganhou o título de Cidadão Pernambucano. “Precisava honrar esse título. Estava doido para vir para o evento. Consegui um bom resultado” comentou. Desta vez, além de alcançar o lugar mais alto do pódio, ele obteve a melhor média individual e a melhor onda da etapa (9,33), ambas na final. A etapa do CBSurf Master também serviu para estimular Gouveia para o Mundial Master nos Açores, que disputará em setembro. Em segundo lugar na Kahuna ficou o baiano Jojó de Olivença, em terceiro Rogério Dantas (CE) e em quarto Maurício Bandeira (PE). "Meu pensamento na final foi de tentar pontuar bem e ser ousado já na primeira manobra, o segundo lugar é o primeiro a perder, tem de ter confiança". Ensinou o experiente surfista pernambucano.
Jojó usou os floaters como sua principal manobra. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe
A "velha guarda" da Grand Kahuna foi vencida pelo baiano Jojó de Olivença. Estreando na categoria, está disposto a buscar mais um título brasileiro este ano. “Começar a competição e estrear vencendo foi muito legal”, comentou, pouco antes de cair na água novamente para disputar a final na categoria Kahuna. Em segundo lugar ficou Carlos Miranda (AL), seguido por Cardoso Júnior (CE), vice-campeão brasileiro da categoria em 2017, e por Cláudio Marroquim (PE), bicampeão brasileiro na Grand Kahuna em 2017 e 2015.
Junior Rocha (Foto) e Rogerio Dantas fizeram duas finais. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.