Até se tornar uma estrela na Inglaterra, em 1967, com Are you exeperienced? Jimi Hendrix foi "trainee" na banda de alguns astros do rhythm and blues nos Estados Unidos. Isle Brother, Little Richard, Wilson Picket, Jackie Wilson e Curtis Knight. Com este último deixou pelo menos 40 músicas gravadas. Um ano antes de ser descoberto pelo inglês Chas Chandler, ex-baixista dos Animals, foi despedido dos Isle Brothers. Em Nova Iorque, desempregado, precisou penhorar a guitarra para pagar o aluguel.
Tinha por vizinho Curtis Knight, que possuía mais de uma guitarra e uma vaga no seu grupo The Squires, Hendrix tocou pouco mais de um ano com Curtis Knight. Cantou solo em umas poucas sessões, assinou arranjos, particpou de jam sessions e shows. Boa parte destas gravações, ao longo dos anos, foi lançada com tantas capas diferentes, quanto títulos que os álbuns receberam, sempre destacando a participação de Hendrix. São discos mal cuidados, que se aproximam dos bootlegs na qualidade sonora.
Quase 50 anos depois, o selo Legacy adquiriu as fitas originais, firmou um acordo com os parentes do guitarrista e, fnalmente, as sessões de Jimi Hendrix, como músico de Curtis Knight, chegam às lojas num embalagem decente, e excelente qualidade de som, num álbum intitulado You Can’t Use My Name: Curtis Knight & The Squires (featuring Jimi Hendrix) The RSVP/PPX Sessions.
Quem cuidou das fitas Foi Eddie Krammer, engenheiro de som de três álbuns de Hendrix, que produziu discos póstumos do músico. Kramer entende da profissão, mas não faz milagres. O que Jimi Hendrix gravou com Curtis Knight assemelha-se vagamente com a revolução musical que ele deflagraria um ano depois. Aqui, ali, há lampejos de sua incomparável genialidade, em meio a músicos comuns, e um cantor mediano, do segundo time do r& b.
You Can’t Use My Name: Curtis Knight & The Squires (featuring Jimi Hendrix) The RSVP/PPX Sessions, no entanto, é um disco histórico. Documenta o músico que tinha o domínio da guitarra elétrica ((também foi ótimo cantor e compositor), no limiar de surpreender o mundo. Ele, até 1970 (quando morreria prematuramente) extrairia do instrumento uma música comparável ao que John Coltrane criaria no sax tenor (coincidentemente Coltrane morreu no ano em que Hendrix lançou Are you experienced?)
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