Turismo de aventura

São Benedito do Sul: A terra das cachoeiras em Pernambuco

Mergulhe na aventura de explorar São Benedito do Sul que conta com lindas cachoeiras e ótimas trilhas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 14/02/2021 às 7:30 | Atualizado em 04/02/2022 às 15:04
Notícia
X

É a terra das cachoeiras em Pernambuco! Se você pensou em Bonito, no Agreste, se enganou. Na verdade um outro município é classificado pela Empetur como o de maior recurso hídrico do Estado: São Benedito do Sul. Em plena Zona da Mata Sul, a 174 quilômetros da capital, a simpática e acolhedora cidade conta com cerca de 20 quedas d´águas, com até aproximadamente 30 metros de altura. Além da tranquilidade das águas, ela oferece também a adrenalina em atividades como rapel e trilhas únicas que passam por pastos, canaviais, mata atlântica, grutas e cavernas. (No final deste texto, confira links para as principais atrações, locais onde comer e se hospedar)

São Benedito do Sul consegue ter vocação, ao mesmo tempo, para o turismo ecológico, rural e de aventura. Muitos atributos que contrastam com o fato dela ser relativamente ainda pouco conhecida no cenário nacional e até no estadual. Para ajudar a mudar isso, o JC foi até lá mostrar todo o potencial deste município que tem tudo para conquistar o coração dos turistas que buscam momentos radicais ou de paz. Mergulhar nestas águas é renovar corpo e espírito, em íntima sintonia com a natureza.As principais cachoeiras da cidade são as de Peri Peri, Laje, Boa Vista, Poço do Índio, Poço do Soldado, só pra citar algumas das várias existentes na área. Hoje, você vai conhecer mais da Boa Vista e nos próximos domingos será apresentado as demais.  

O próprio percusso para a Cachoeira da Boa Vista, no Engenho Roncador, já é uma atração à parte. No local é feita a imperdível trilha das grutas que reúne várias paisagens diferentes e surpreendentes, a cerca de 12 quilômetros do centro da cidade. A trilha tem cerca de cinco quilômetros e começa em uma área de pasto de encher os olhos, com montes verdes e vacas ao redor.

Depois de alguns metros, o cenário muda completamente quando se entra na mata fechada. Na área de floresta uma parada pra observar a inusitado coqueiro que nasceu bem em cima do outro.

Seguindo o caminho se chega na região das grutas, sem dúvida o grande diferencial do trajeto. São várias de diferentes tamanhos e formatos que servem de passagem para os visitantes.

“Elas são o ponto alto da trilha. É uma experiência única pois nelas é perceptível a queda de temperatura e algumas são tão escuras que para atravessar precisamos da ajuda de lanternas. Os turistas ficam maravilhados e dizem nunca ter tido uma sensação dessas. Realmente é uma aventura”, afirmou o guia da cidade, Cláudio Vieira.

Na sequência, a trilha passa por uma área de canavial até acabar na Cachoeira da Boa Vista, a recompensa depois da caminhada, perfeita para recarregar as energias com um banho providencial. Ela tem de 3 metros de altura e recebe o nome pela bela vista que oferece da região.

Destaque também para os “ofurôs naturais” que são os buracos nas pedras onde se pode relaxar mais. Depois do banho é possível visitar no local as ruínas do Engenho do Roncador que conta com uma casa de farinha e um moinho d´água.


Mais conteúdos sobre São Benedito do Sul

>> Conheça a cachoeira do Peri Peri e Poço do Índio

>> Onde comer e se hospedar em São Benedito do Sul

>> Conheça a Cachoeira da Laje e o Poço do Soldado

 

Tags

Autor