RIO GRANDE DO SUL

Encantado: conheça a cidade que terá o maior Cristo do Brasil

A cidade no Rio Grande do Sul, que vai receber o Cristo Protetor de 43 metros de altura, tem outros encantos

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 14/04/2021 às 12:06
Notícia
X

Encantado desvendado. O pequeno município de 140.000 km² e menos de 23 mil pessoas, que até o final do ano promete entrar no circuito turístico nacional com a maior estátua de Cristo do Brasil, teve seus encantos revelados (além, claro, da referida polêmica construção).

Localizada no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, a cidade está situada a 145 km da capital gaúcha e partindo dela pela BR 386 se chega em cerca de duas horas. Encantado se orgulha em promover alguns dos principais eventos do Sul do país, como o musical Canto da Lagoa e o gastronômico Suinofest.

Foto: Prefeitura de Encantado / Divulgação
Vista de Encantado - Foto: Prefeitura de Encantado / Divulgação

Este último, por exemplo, faz referência à força da economia ligada à carne suína que já rendeu na década de 50 o título da cidade de “capital do ouro branco”, pela grande produção de banha. A colonização teve início em 1882 com imigrantes italianos e a emancipação aconteceu no dia 31 de março de 1915.

Foto: Prefeitura de Encantado / Divulgação
Igreja Matriz - Foto: Prefeitura de Encantado / Divulgação

A origem no nome vem da lenda de que índios que estavam navegando em uma canoa pelo rio Taquari e avistaram um vulto branco que subitamente desapareceu, como um encanto. O primeiro registro formal do nome Encantado apareceu pela primeira vez em um livro paroquial no ano de 1856.

Foto: Prefeitura de Encantado / Divulgação
Lagoa da Garibaldi - Foto: Prefeitura de Encantado / Divulgação

Entre os atuais pontos turísticos estão a Igreja Matriz São Pedro, inaugurada em 1904 e que conta com o Memorial Santo Sudário, a Lagoa da Garibaldi, a vinícola Gheller, o Memorial Gino Ferri e o Parque Dália. Agora, claro, que o principal cartão-postal será mesmo o tão falado Cristo Protetor.

Foto: Prefeitura de Encantado / Divulgação
Centro de Encantado - Foto: Prefeitura de Encantado / Divulgação

A notícia repercutiu em todo o país na segunda (14) quando foi divulgado que a estátua gigante de Encantado terá 43 metros de altura, 5 mais que a do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, uma das Sete Maravilhas Modernas do Mundo. A obra é orçada em cerca de R$ 2 milhões e é realizada por uma organização local chamada Associação Amigos de Cristo (AACristo).

A notícia repercutiu ainda mais quando o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes em tom de brincadeira ironizou a estátua gaúcha nas redes sociais dizendo que construir uma maior é fácil, mas o difícil é ter a vista da carioca.

A construção começou em julho de 2019 e no último dia 6 a cabeça e os braços foram instalados. A previsão é de que até o final deste ano o trabalho seja concluído. Até lá a polêmica deve continuar, mas agora você já conhece a cidade e sabe o que fazer no local enquanto a estátua não é finalizada.

 

Tags

Autor