Grupo de profissionais voluntários oferece ajuda gratuita a hotéis
Vinte e cinco profissionais de várias áreas estão dando mentorias voluntariamente para auxiliar hoteleiros em crise devido à pandemia
A união faz a força. E se tem um setor que está precisando desta força é o de turismo e hotelaria, sem dúvida um dois mais afetados pela pandemia. Pensando nisto, um grupo de profissionais de diversas áreas como marketing digital, processos operacionais, atendimento, vendas, gestão de pessoas, precificação, assessoria jurídica e contábil resolveram se reunir voluntariamente no ano passado para oferecer mentorias gratuitas para os hoteleiros em crise.
Juntos, eles criaram a “Liga Hoteleira” que no passado teve cerca de 300 inscritos e realizou mais de 100 horas de consultorias de graça durante 3 meses. O start do projeto surgiu dentro da plataforma Hospedin, mas só foi possível com a ajuda dos super mentores, como são chamados os profissionais da liga.
“Queríamos pegar os hoteleiros pela mão e ajudá-los a melhorar sua gestão, mas sabíamos que seria impossível fazer isso sozinhos. Então pensamos: vamos juntar pessoas especializadas e oferecer ajuda personalizada, condizente com a realidade de seus negócios. Afinal, sabemos que quando o mercado cresce, todos crescemos juntos. A esperança de dias melhores não poderia morrer”, explica Juliana Vieira, uma das idealizadoras do projeto.
Os interessados devem acessar o site da Liga Hoteleira e se inscrever. Depois, se aprovado, ele será direcionado para o mentor da competência que atinja as suas necessidades. Após esta etapa, é marcado um horário a partir da disponibilidade de ambos e na sequência a mentoria de uma hora é realizada.
A consultora da área de Comunicação e Experiência do Hóspede, Aline Silva, que integra a liga, dá algumas dicas. “A tecnologia permite que as pessoas se reúnam e organizem comunidades facilmente. Cada vez mais eles se agrupam em assuntos de nicho, incluindo marcas. Os hotéis com visão de futuro estão reconhecendo isso como uma oportunidade para envolver seus públicos e até melhorar seus produtos, serviços e experiências”, destacou Aline.
A Liga Hoteleira, que teve uma adesão acima do esperado, se apresenta como um projeto com início, meio e fim. Em 2021, a meta é atender hoteleiros por 2 meses. As vagas são limitadas para que, segundo eles, “se possa entregar qualidade a quem tiver a oportunidade de ser mentorado pelos profissionais do grupo”.