AGRESTE

Monte Bom Jesus: uma das visões mais bonitas de Caruaru

Conheça um dos principais pontos turísticos de Caruaru que completa 164 anos amanhã.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 17/05/2021 às 7:30
Notícia
X

"Caruaru do meu Bom Jesus do Monte, Pra quem vive tão distante por força do destino, Ai Caruaru, do meu tempo de menino". Os versos iniciais da famosa canção "Caruaru do Passado", de Azulão, mostram bem o carinho e a ligação emocional que os caruaruenses tem com o imponente Monte Bom Jesus, cravado no meio da cidade polo do Agreste do Estado que completa 164 anos nesta terça (18).


Fotos: Janaína Pepeu / Prefeitura de Caruaru / Divulgação
Monte Bom Jesus requalificado - Fotos: Janaína Pepeu / Prefeitura de Caruaru / Divulgação

Do alto dos seus 630 metros de altitude, o Monte Bom Jesus oferece uma rara e bonita vista de 360 graus de toda a cidade e parte de municípios vizinhos. Um espetáculo ainda mais deslumbrante a cada entardecer, com os últimos raios solares tingindo de dourado a paisagem da Princesinha do Agreste. O acesso ao ponto mais alto da cidade é feito de carro (nos fins de semana o acesso de veículos é restrito) ou a pé pelos 365 degraus e 15 estações representando a via sacra. No seu topo está Capela de Santa Luzia, construída em 1902. Ao lado dela fica o Cruzeiro do Vigarinho.

O local foi pacificado e entregue de volta para a população em 2012, tendo passado por várias revitalizações nos anos seguintes. Atualmente ele conta com um centro de atendimento ao turista (cujo expediente é de terça a domingo das 8h às 20h), uma quadra poliesportiva, um anfiteatro, dois mirantes, um parque infantil construído com madeira reciclável e uma praça gastronômica com barracas de tapiocas ocupadas por mulheres da comunidade local. Além disso, foram implantadas rampas e corrimão para facilitar acessibilidade.

Fotos: Janaína Pepeu / Prefeitura de Caruaru / Divulgação
Monte do Bom Jesus requalificado - Fotos: Janaína Pepeu / Prefeitura de Caruaru / Divulgação

"O Morro do Bom Jesus é um símbolo da nossa cidade e foi requalificado nos últimos anos. Esta requalificação além de física foi cultural. Hoje a população se apropriou do monte para a prática esportiva e ponto turístico. Além de poder se alimentar também com as tapioqueiras com pontos que foram construídos para elas poderem trabalhar. Ou seja, o monte foi entregue de volta ao caruaruense", afirmou o secretário de turismo de Caruaru, André Teixeira Filho.

Mesmo em dias nublados como no dia da reportagem vale a pena visitar o local no fim de tarde e apreciar o anoitecer de lá. Então na passagem pela Capital do Forró não deixe de ir ao Monte Bom Jesus e entenda a razão do compositor local ter expressado a saudade do monte "pra quem vive tão distante por força do destino".

Fotos: Janaína Pepeu / Prefeitura de Caruaru / Divulgação
Monte do Bom Jesus requalificado - Fotos: Janaína Pepeu / Prefeitura de Caruaru / Divulgação

Tags

Autor