OPÇÕES

Cinco locais perto do Recife para curtir a natureza

A coluna Turismo de Valor listou algumas opções próximas da capital para curtir o feriado em contato com o meio ambiente.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 20/04/2021 às 13:30 | Atualizado em 23/04/2021 às 9:16
Notícia
X

Quando temos um feriado, fim de semana ou um dia de folga, uma das pedidas é aproveitar para respirar um pouco de ar puro. Claro com todos os cuidados e a segurança quando se está em tempos de pandemia. De preferência em locais abertos e com contato com a natureza. A coluna Turismo de Valor fez uma listinha com 5 passeios próximos do Recife, capital de Pernambuco, que dá pra fazer no esquema bate e volta.

A lista inclui as cachoeiras de São Benedito do Sul, na Zona da Mata de Pernambuco; as Trilhas da Serra Negra, em Bezerros; a Ilha de Santo Aleixo, no Litoral Sul; as opções de passeio em Igarassu, na Região Metropolitana; além de curtir um relax em Itamaracá. Confira aí.  

(OBS: todos os vídeos foram gravados antes da pandemia)

Tomar banho nas cachoeiras de São Benedito do Sul

Cachoeira São Benedito do Sul
Foto: Divulgação / Prefeitura de São Benedito do Sul - Cachoeira São Benedito do Sul

Classificado pela Empetur como o de maior recurso hídrico do Estado, São Benedito do Sul, fica localizado mm plena Zona da Mata Sul, a 174 quilômetros da capital. S simpática e acolhedora cidade conta com cerca de 20 quedas d´águas, com até aproximadamente 30 metros de altura.

Fazer trilhas em Serra Negra, Bezerros

Divulgação
Serra Negra - Divulgação

Um pequeno e tranquilo povoado escondido em uma serra. Na verdade, não tão escondido assim. Ao longo dos anos, cada vez mais as pessoas estão descobrindo as belezas de Serra Negra, distrito de Bezerros, no Agreste do Estado, a 104 km do Recife. Para chegar nela é preciso literalmente subir a serra já que a mesma fica distante nove quilômetros do centro do município. Os mais de mil metros de altitude garantem a temperatura amena que chega a atingir até 8 ºC. O frio e o sossego, todavia, não são os únicos atrativos do povoado de aproximadamente dois mil habitantes. Os amantes da aventura também procuram o lugar pelas diversas trilhas e mirantes que aliam atividades físicas em harmonia com uma exuberante natureza.

Curtir a Ilha de Santo Aleixo, em Sirinhaém

Divulgação
Ilha de Santo Aleixo - Divulgação

No meio do caminho tinha um paraíso. Localizada exatamente entre as famosas e badaladas praias de Porto de Galinhas, em Ipojuca, e dos Carneiros, em Tamandaré, a Ilha de Santo Aleixo, em Sirinhaém, parece mais um pedaço do céu no mar. Uma ainda pouco conhecida pequena faixa de terra de origem vulcânica de apenas 36 hectares, rodeada de beleza por todos os lados. Tão divina que só podia ter santo no nome.

Passear na Coroa do Avião e nas trilhas de Igarassu

Divulgação
Ilha de Coroa do Avião em Igarassu - Divulgação

Além de um passado rico, um presente encantador que merece ser desfrutado. Igarassu não é famosa apenas por ter sido um dos primeiros núcleos da colonização no Brasil e contar com um importante sítio histórico, mas também por apresentar inúmeras opções de lazer ligadas à natureza e esportes. São vários roteiros para ser feitos a pé, de bicicleta e caiaque misturando aventura e história. Vá até a cidade fazer as trilhas e conhecer de perto as belezas escondidas e outras bem visíveis e conhecidas como a ilhota da Coroa do Avião.

Relaxar na Ilha de Itamaracá

 

Divulgação
Piscinas Naturais de Itamaracá - Divulgação

“Uma ilha encantada, lugar mais bonito que eu vi”. Assim o saudoso Reginaldo Rossi homenageava em forma de música uma de suas varias paixões: Itamaracá. O próprio significado tupi do seu nome, “pedra que canta”, reforça que este canto (e encanto) é antigo. A ilha já deu nome a uma das capitanias hereditárias do Brasil e foi palco de batalhas entre holandeses e portugueses no século 17. Atualmente, Itamaracá é disputada apenas pelos turistas que vão até lá em busca do paraíso descrito nas canções. Distante somente 40 quilômetros da capital, a ilha, separada do continente pelo Canal de Santa Cruz, fica localizada no Litoral Norte de Pernambuco. Em décadas passadas já foi um dos principais destinos dos veranistas, antes do boom das praias do Litoral Sul.

Tags

Autor