EXCLUSIVO

Gravatá: trilha dos túneis e rapel na Ponte Cascavel

Assinantes do JC vão ver em primeira mão a reportagem do programa Cores e Sabores sobre a aventura no local.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 28/06/2021 às 15:25 | Atualizado em 20/07/2021 às 11:10
Notícia
X

Se engana quem pensa que Gravatá, no Agreste de Pernambuco, a 80 quilômetros do Recife, é apenas paz e tranquilidade. Os amantes da aventura também encontram no local ótimas opções que são pura adrenalina, como a trilha dos túneis e o rapel de quase 50 metros na Ponte Cascavel.

Essas aventuras marcam a matéria de abertura do programa "Cores e Sabores de Gravatá". O programa completo vai ao no dia 3 de julho, às 12h, na TV Jornal. Mas o assinante do JC ao longo desta semana vai ter acesso aos conteúdos com exclusividade (as imagens foram captadas antes da pandemia).

Foto: Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
A trilha dos túneis passa por pontes desativadas em Gravatá - Foto: Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Estrada de ferro

A aventura começa com um passeio pela história do Estado na antiga Estrada de Ferro Central de Pernambuco. Ela começou a ser construída no fim do século 19 e ligava o Recife a Salgueiro, mas se encontra desativada há décadas. Passagem fechada para trens, mas aberta para aventureiros. No caso, nós. É possível fazer uma trilha leve de aproximadamente dois quilômetros, passando por dois túneis e duas pontes, terminando na que área que serve de base para o rapel.

Foto: Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
O passeio é pelos túneis da antiga Estrada de Ferro Central de Pernambuco. - Foto: Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

“A estrada de ferro foi construída pelos ingleses, é uma parte importante da história de Pernambuco. A trilha descortina uma belíssima paisagem das escarpas do início do Planalto da Borborema e uma vivência no bioma da caatinga”, explica o guia turístico Patrick Serapião.

Arquivo
A paisagem em torno da Ponte Cascavel impressiona - Arquivo

Rapel na ponte

Após a contemplação, chega a hora da ação na ponte Cascavel, com seus imponentes 48 metros de altura. Oportunidade rara de curtir o ar de Gravatá. Literalmente no ar! Com a utilização de todos os equipamentos de segurança, é possível fazer o rapel de uma forma bem tranquila e curtir bastante o passeio, desfrutando de uma visão diferenciada da cidade.

Arquivo
Durante o rapel é possível ficar de cabeça para baixo - Arquivo

Cores e Sabores de Gravatá: confira reportagem sobre trilha e rapel

Nesta terça (29), confira conferir a reportagem do programa Cores e Sabores de Gravatá sobre a Reserva Particular de Proteção Natural Serra do Contente e as cachoeiras de Gravatá. Ao longo desta semana, o conteúdo ficará aberto apenas para assinantes do JC. Pouca gente sabe, mas a cidade conta com lindas quedas d'água e você vai conhecer quais são e onde ficam.

Tags

Autor