IPOJUCA

Porto de Galinhas: tudo sobre o passeio de buggy de ponta a ponta pelas praias

Conheça o roteiro, um dos mais procurados por turistas, com vídeos de cada uma das praias.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 08/05/2021 às 7:30
Notícia
X

Um dos passeios mais clássicos de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, sem dúvida, é o conhecido de "ponta a ponta" oferecido pelos buggys. A fama se justifica pela oportunidade de conhecer em poucas horas os principais pontos das cinco praias da região, com paradas para banho, fotos e contemplação de um dos principais destinos turísticos do país. A coluna Turismo de Valor decidiu então embarcar em um deles e mostrar com detalhes, por meio de fotos e vídeos específicos (veja mais abaixo), os atrativos de cada uma das praias: Camboa, Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas e Maracaípe.

Thiago Cavalcanti / Divulgação
A clássica visão de Porto de Galinhas que encanta turistas - Thiago Cavalcanti / Divulgação

O trajeto inteiro é de cerca de 16 quilômetros e a duração depende da disponibilidade do turista, variando de duas a seis horas, em média. Os valores são calculados a partir do tempo e no geral ficam aproximadamente entre R$200 e R$400. O passeio deve ser agendado com antecedência e de preferência com um profissional credenciado na associação dos bugueiros de Porto de Galinhas. Ele busca o turista onde ele estiver hospedado e a partir do local é decidido o sentido do passeio que geralmente é feito tendo como início a ponta norte da Praia da Camboa e como fim a ponta sul de Maracaípe.

Thiago Cavalcanti / Divulgação
O ponto de embarque para os passeios de jangada em Maracaípe - Thiago Cavalcanti / Divulgação

A capacidade do buggy é de quatro pessoas e neste período de pandemia a orientação é para que sejam da mesma família. Isto porque antes era comum turistas dividirem o veículo até atingir a sua lotação. Agora, os veículos estão sendo utilizados de forma mais privativa por medidas de segurança. O condutor usa máscara e orienta os passageiros a fazer o mesmo.

Quel Marchiori /Divulgação
A tranquilidade da Praia do Cupe em Porto de Galinhas - Quel Marchiori /Divulgação

O trajeto não é feito todo pela praia. Como existem algumas áreas de desovas de tartarugas o caminho em alguns momentos é feito pela pista (nestas ocasiões, por segurança, os passageiros são orientados a sentar no "interior" dos veículos em vez de seguir encostado na parte superior dos assentos). Algumas praias menos conhecidas do público em geral como as de Toquinho e a de Serrambi não estão contempladas no roteiro por ficarem além dos extremos do ponta a ponta.

Vinicius Lubambo / Divulgação
As conhecidas jangadas de Maracaípe - Vinicius Lubambo / Divulgação

Embora a maioria dos pontos visitados possa ser acessada com carros particulares, o passeio de buggy é bem interessante porque ele passa por vários trechos em que veículos normais não chegam e oferece uma sensação de liberdade e vento no rosto, sem a preocupação de ter que achar vagas para estacionar.

Quel Marchiori
A tranquilidade da Praia de Muro Alto - Quel Marchiori

"O tempo em cada ponto depende somente do turista. Nós fazemos tudo de acordo com o que ele quiser. Tem uns que gostam mais de parar para tomar banho, outros tirar fotos. O importante é que ele se encante e conheça tudo o que Porto de Galinhas oferece pra gente", disse o bugueiro Márcio Martins de Souza.

Thiago Cavalcanti / Divulgação
O cenário de Porto de Galinhas é perfeito para fotos - Thiago Cavalcanti / Divulgação

Vamos lá agora então apresentar com vídeos os atrativos das 6 principais paradas nas praias, uma por uma:

1 – Praia de Camboa

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
A tranquilidade da Praia de Camboa - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Desconhecida da maioria das pessoas, a praia da Camboa é a mais ao norte da região, de onde se avista o Porto de Suape. Tão anônima que muitas vezes nem é incluída em grande parte dos roteiros de ponta a ponta dos buggys em Porto de Galinhas. Bastante simples e pequena, a praia é quase deserta e não conta com nenhuma construção. Ela é frequentada basicamente por pescadores e alguns moradores locais. A Praia de Camboa atrai justamente pelo sossego e distância da grande infra-estrutura do balneário. Por isso mesmo, a coluna Turismo de Valor fez questão de começar o passeio por lá.

2- Praia de Muro Alto

Thiago Cavalcanti / Divulgação
O famoso muro alto de areia da praia - Thiago Cavalcanti / Divulgação

A segunda parada do passeio é para muitos a primeira. Tradicionalmente o tour de ponta a ponta tem início na Praia de Muro Alto, conhecida por abrigar vários resorts. O buggy para no topo do paredão de areia que, inclusive, dá nome à praia. Ela é perfeita para quem está com crianças ou gosta de tranquilidade porque os arrecifes fazem com que as águas sejam bem calmas na área. Na maré baixa se formam várias piscinas naturais. Com águas mornas e transparentes, é uma das principais paradas para banho e fotos, com o famoso muro alto de areia de fundo. No local é possível fazer passeios de catamarã atividades como caiaque e sup.

3 – Praia do Cupe

Thiago Cavalcanti / Divulgação
A praia do Cupe é uma das mais extensas da região - Thiago Cavalcanti / Divulgação

A terceira parada do passeio de buggy de ponta a ponta é na conhecida Praia do Cupe, outra das mais preferidas para banho pois também conta com piscinas naturais na maré baixa, na área mais à esquerda, próxima do Pontal do Cupe. Ela é uma das mais extensas da região com mais de quatro quilômetros. Além dos hoteis, existem alguns restaurantes que servem como ponto de apoio para os turistas. Entre as atividades que podem ser realizadas no local uma das principais é o surfe, na área mais à direita, onde o mar é mais agitado com ondas fortes.

4 – Praia de Porto de Galinhas

Thiago Cavalcanti / Divulgação
As famosas piscinas naturais de Porto de Galinhas - Thiago Cavalcanti / Divulgação

Chegamos na quarta e mais badalada parada. É da praia que fica na Vila de Porto de Galinhas que partem os famosos passeios para as piscinas naturais. É a parada mais "urbana" já que é feita próxima ao centro comercial da região. A dica é ficar atento ao horário da maré para visitar as conhecidas piscinas durante a maré baixa. Por isso, é importante calcular bem a hora desta parada ou então deixar para fazer o passeio outro dia quando as condições do mar estiverem melhores.

5 – Praia de Maracaípe

Vinicius Lubambo / Divulgação
O passeio de ponta a ponta de buggy faz paradas em vários locais, como os coqueirais da Praia de Maracaípe. - Vinicius Lubambo / Divulgação

A penúltima parada do roteiro de ponta a ponta de buggy é na Praia de Maracaípe, com suas conhecidas fileiras de coqueiros, onde é possível tirar várias fotos. Por sinal, é possível ter um clique feito em cima de um coqueiro com o conhecido "drone humano" da área. Maraca, como é carinhosamente chamada, é a praia dos surfistas que encontram no local ótimas ondas de até dois metros de altura para praticar o esporte.

6 – Pontal de Maracaípe

Vinicius Lubambo / Divulgação
O por do sol no pontal de Maracaípe - Vinicius Lubambo / Divulgação

A parada final do tour é no lindo Pontal de Maracaípe, onde há o encontro do Rio Maracaípe com o mar. Antes de chegar neste ponto, a dica é ir até o ponto de embarque das jangadas para fazer um passeio com observação de cavalos marinhos ou então uma parada no Bar do Galo montado em pleno mangue. Depois é hora de se deixar encantar com uma das vistas mais bonitas da região no pontal, especialmente no horário do fim de tarde, quando o sol dá um espetáculo a parte, desaparecendo na vegetação.

Tags

Autor