CABO DE SANTO AGOSTINHO

A pequena e preciosa joia de Calhetas

Conhecida como a "Esmeralda de Pernambuco", Calhetas encanta a todos pela rara beleza.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 18/06/2021 às 8:30
Notícia
X

Uma pequena, mas preciosa joia. Assim é a praia de Calhetas, conhecida como a “Esmeralda de Pernambuco”, no Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul do Estado. O significado do nome dela no dicionário (pequena enseada) é auto-explicativo já que a mesma tem apenas 150 metros de extensão. Fazendo valer a expressão de que tamanho não é documento, a minúscula praia consegue ser gigante em charme e atrativos. 

Chegar a este pequeno paraíso é bem rápido, visto que fica a cerca de apenas 50 quilômetros da capital. Tudo bem que o acesso final à praia feito por uma pequena estrada de terra poderia ser melhorado, mas nada que atrapalhe o recompensador desejo de conhecer o local. Calhetas parece estar escondida, o que reforça sua áurea de um refúgio tranquilo e mais reservado. Pela localização estratégica foi o porto seguro de tropas na guerra dos portugueses contra holandeses e possui o selo de Patrimônio Histórico Nacional (os vídeos foram gravados antes da pandemia).

Mas o que antes presenciou guerra hoje transpira paz. A paisagem, óbvio, ajuda. Uma praia com águas calmas e cristalinas, grandes coqueiros, rodeada por pedras enormes, perfeita para quem quer relaxar. Mas também para quem busca adrenalina.

Construída há dez anos, a tirolesa já se incorporou harmonicamente ao cenário da praia. A altura de 18 metros e a extensão de 200 metros da tirolesa são bem convidativas. Só não mais do que o fato dela terminar com um banho refrescante na água. 

Calhetas vai muito além da praia em si. Fora da faixa de areia a região também surpreende. Para descobrir isso basta literalmente embarcar em um passeio de lancha e se deslumbrar com a beleza da área vista a partir do mar. 

Ter essa possibilidade não é difícil. Afinal, da curta extensão de areia se vê várias lanchas atracadas e funcionários de empresas passando oferecendo o serviço. O valor varia um pouco, mas gira em torno de R$ 20 por pessoa por um passeio que dura em média meia hora.


Tags

Autor