CORES E SABORES

Explore Cores e Sabores de Petrolina

Confira os principais roteiros turísticos em uma viagem que tem Petrolina como destino.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 22/08/2021 às 7:30 | Atualizado em 30/08/2021 às 14:52
Notícia
X

Do friozinho de Garanhuns, Agreste, para o calor de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A TV Jornal já exibiu o especial Cores e Sabores da cidade das flores e agora o Sistema Jornal do Commercio começa a revelar mais um destino, dessa vez no extremo Oeste do Estado, o município famoso pelas uvas e outras frutas.

Em seu quinto destino, o especial Cores e Sabores de Petrolina, que vai ao ar no sábado (4), às 12h30, na TV Jornal, começa a ser apresentado aos assinantes do Jornal do Commercio, assim como aconteceu nos destinos anteriores. Assista ao conteúdo em primeira mão:

Os especiais Cores e Sabores são quinzenais e mostram os principais destinos do Estado de Pernambuco de maneira diferente, misturando roteiros tradicionais com turismo de aventura e lugares pouco explorados.  Ele estreou em Gravatá, no Agreste, no dia 10 de julho, fez a segunda parada em Ipojuca, no Litoral Sul, no dia 24 do mesmo mês, a terceira em Tamandaré, na mesma região, no dia 7 de agosto, e a quarta, em Garanhuns, novamente no Agreste, no dia 21.

Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina / Divulgação
A Catedral do Sagrado Coração de Jesus é um grande cartão postal de Petrolina. - Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina / Divulgação

Reportagens

Na segunda (23), o nosso roteiro começa pelo centro de Petrolina, mais precisamente na famosa Catedral do Sagrado Coração de Jesus, erguida em 1929, que logo virou um dos cartões postais da cidade. Depois uma parada na Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira da cidade, construída em 1906, e outra na chamada Petrolina Antiga, um conjunto de casas construídas no início do século XX.

No mesmo tour vale dar uma passada no Museu do Sertão, inaugurado em 1973, com um acervo de mais de 3.500 peças, entre elas da icônica Ana das Carrancas, e na Oficina do Mestre Quincas, que funciona desde 1989 e oferece a chance dos turistas acompanharem a produção do rico artesanato local. O passeio pela cidade tinha que acabar na orla, às margens do Rio São Francisco, navegando nas famosas barcas que fazem o translado até Juazeiro há mais de 60 anos.

Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina / Divulgação
As vinícolas do Vale do São Francisco tem destaque internacional. - Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina / Divulgação

Claro que não iriamos deixar de falar dos famosos vinhos da região, afinal o Vale do São Francisco é considerado o segundo maior polo vinicultor do Brasil, produzindo por ano mais de 8 milhões de litros da bebida. Então na terça (24) vamos mostrar a visita na Vitivinícola Rio Sol, localizada na cidade de Lagoa Grande, cujos rótulos já conquistaram vários prêmios nacionais e internacionais.

Os amantes do enoturismo podem fazer dois tipos de visitação: a tradicional, com visita guiada e degustação, e a rota dos vinhos (wine day), que inclui ainda almoço regional e passeio de catamarã com banho no Rio São Francisco. Ambas, ao final, dão taças de brinde.

Na quarta (25), vamos mostrar que em Petrolina também tem aventura, com o radical pêndulo na Ponte Presidente Dutra, que liga o município pernambucano com o baiano, e depois um passeio de caiaque e stand-up padlle ao entardecer no Velho Chico. Na quinta (26), o destaque será para o passeios nas principais ilhas da região (Rodeadouro e Massangano) e para um tour que começa no Balneário de Pedrinhas e termina com uma trilha no por do sol até o Mirante do Urubu.

Já na sexta (27), vamos encerrar a série de matérias falando da gastronomia, passando pelo conhecido Bodódromo e o Restaurante Flor de Mandacaru, com uma degustação da típica cambraia no final. Em relação a hospedagem, o destaque foi para o Hotel Nobile Suítes Del Rio, construído em 2013 bem na orla e conta com 131 leitos. Finalmente no sábado (4) irá ao ar na íntegra o programa Cores e Sabores de Petrolina, às 12h30, na TV aberta, tanto na TV Jornal Recife quanto na TV Jornal Caruaru.

Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina / Divulgação
As barcas fazem o transporte no Rio São Francisco, entre Petrolina e Juazeiro. - Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina / Divulgação

Programa na TV Jornal

Leonardo Vasconcelos, que assina as reportagens e apresenta o programa, lhe guia em um roteiro completo da principal cidade do sertão pernambucano. O conteúdo será distribuído multiplataforma. Primeiro para assinantes do JC e depois para o público em geral, na TV Jornal Recife e TV Jornal Caruaru, além das redes sociais do JC e da TV Jornal.

"É uma forma diferente de mostrar as belezas de Pernambuco. Os assinantes do JC verão em primeira mão, mas na sequência os conteúdos serão disponibilzados em todas as redes sociais da TV Jornal, logo após o programa ir ao ar na TV aberta", explica a diretora de Estratégias Digitais do Sistema Jornal do Commercio, Maria Luiza Borges.

A sexta parada do projeto, depois de passar por Gravatá, Ipojuca e Tamandaré, Garanhuns e Petrolina, será em Bonito, no Agreste do Estado, no dia 18 de setembro.

Tags

Autor