CORES E SABORES

Jaboatão: Conheça as surpreendentes piscinas naturais de Candeias

Protegidas pelos arrecifes de Candeias, as piscinas naturais são um ótimo lugar para esportes como bike aquática, caiaques e stand-up paddles.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 03/10/2021 às 7:30 | Atualizado em 04/10/2021 às 12:18
Notícia
X

Você sabia que é possível mergulhar em um mar de piscinas naturais bem pertinho do Recife? Basta ir até Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, em plena Região Metropolitana. Isso mesmo! Pouca gente sabe, mas a praia de Candeias conta com uma área que fica cheia de piscinas naturais na maré baixa, protegidas pelos arrecifes de arenito do local. Este paraíso foi mostrado no Programa Cores e Sabores de Jaboatão, exibido pela TV Jornal neste sábado (2).


Uma paisagem deslumbrante que até os próprios moradores da cidade desconhecem e muitos viajam para encontrar, por exemplo, em Porto de Galinhas, Ipojuca, no Litoral Sul do Estado, quando podem ser vistas bem pertinho. As piscinas naturais de Candeias podem ser apreciadas quase todos os dias durante as marés baixas, quando o mar está bem raso (em segurança, de acordo com a prefeitura, por conta da proteção natural dos arrecifes da região, que não é de mar aberto). 

“As piscinas naturais de Candeias são coisas que vocês precisam ver para acreditar que elas existem tão pertinho. É incrível quando você chega e se depara com os arrecifes e as piscininhas que até crianças e pessoas de mais idade conseguem chegar sem nenhuma dificuldade. Mas é importante lembrar que onde elas estão localizadas em Candeias, quando a maré está baixinha, as pedras aparecem e é possível aproveitá-las de uma maneira segura”, garantiu o secretário de turismo de Jaboatão, André Trajano.

Bike aquática, caiaque e SUP

As piscinas naturais de Candeias podem ser aproveitadas de várias formas. Entre elas, com bike aquática, caiaque ou stand up paddle (SUP) junto com o pessoal da Bike Aquática de Candeias, que oferece a atividade há cerca de um ano. “Eu trabalhava como guia de turismo e quando veio a pandemia tudo parou. Daí, pensando no que fazer tivemos a ideia de mostrar a beleza natural que existe em Candeias com bicicletas aquáticas. Tinha moradores de 20 anos daqui mesmo de Jaboatão que não conheciam e passaram a se encantar com as piscinas naturais”, lembrou o proprietário da empresa, Felipe Moura.

As bikes aquáticas têm um sistema parecido com as convencionais, só que em vez de rodas elas se apoiam em dois botes, parecidos com os bananas-boats, e o guidão dá a direção do leme. Segundo os proprietários, elas suportam um peso de até 120 quilos. Antes de entrar no mar são passadas todas as orientações de segurança e o uso do colete salva-vidas é obrigatório.

A equipe de reportagem testou o equipamento. A experiência de pedalar na água é bem interessante e divertida. Depois é só escolher uma piscininha pra chamar de sua e aproveitar pra tomar um relaxante banho. O passeio de bike aquática de 20 minutos custa R$ 20 e quando se está pedalando quase não se vê o tempo passar (por isso cada bicicleta tem um relógio).

As bicicletas aquáticas chamaram a atenção da autônoma Daniele Vieira, que sempre faz caminhadas naquele trecho da orla. “De tanto ollhar quando passava resolvi experimentar e adorei. Deslizar na água é uma sensação maravilhosa e você faz bem menos esforço do que no asfalto. Eu achei fantástico”, comentou Daniele, mais uma moradora da área que não conhecia o pequeno paraíso bem no quintal.

Tags

Autor