CORES E SABORES

Jaboatão: passeios que você nem imagina bem pertinho do Recife

Município vizinho ao Recife esconde roteiros históricos, esportivos e de aventura. Programa Cores e Sabores, da TV Jornal, explorou opções conhecidas e inusitadas de Jaboatão dos Guararapes.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 02/10/2021 às 13:00 | Atualizado em 04/10/2021 às 14:00
Notícia
X

Bem perto do Recife, capital de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes reserva algumas surpresas quando o assunto são roteiros turísticos. Nesta cidade, segunda mais populosa da Região Metropolitana, há vários passeios pouco conhecidos, de piscinas naturais na Praia de Candeias a trilhas e igrejas históricas.

O programa de Cores e Sabores, série especial exibida pela TV Jornal a cada 15 dias, explorou algumas das atrações mais conhecidas e outras que ninguém imagina que existem tão perto do Recife. A reportagem visitou piscinas naturais em Candeias, fez passeios pelas igrejas históricas e conferiu destaques da gastronomia local.

Confira o roteiro completo de Jaboatão dos Guararapes

REPORTAGENS

Entre as várias atrações escondidas, algumas desconhecidas até dos próprios moradores, é possível encontrar paisagens deslumbrantes. Um ótimo exemplo são as piscinas naturais de Candeias. Sim, elas existem e podem ser curtidas quase todos os dias durante as marés baixas, quando o mar está bem raso (em segurança, de acordo com a prefeitura, por conta da proteção natural dos arrecifes da região, que não é de mar aberto, ao contrário da praia vizinha, de Piedade). A reportagem explorou várias opções para curtir essas piscinas, seja com bike aquática, caiaque ou stand up paddle (SUP), junto com o pessoal da Bike Aquática de Candeias, que oferece a atividade há um ano.

Outra forma de admirar as piscinas naturais e outras belezas da orla de Jaboatão é com o voo de paramotor, que parte da praia de Barra de Jangada. No local, a equipe do Paramotor Pernambuco montou uma espécie de “base aérea”, onde é possível voar todos os dias, dependendo, claro, das condições climáticas e do vento. O voo panorâmico passa pelas praias da área, além do Rio Jaboatão e a Ilha do Amor. Quem apresentou as belezas da cidade de cima foi o conhecido Lima Voador.

Mas Jaboatão não é só praias. A cidade se destaca também no turismo histórico. O Morro dos Guararapes, por exemplo, é considerado o “berço da pátria”, por ter sido o local das batalhas de 1648 e 1649, que terminaram com a expulsão dos holandeses. Para marcar a vitória, foi erguida no local em 1656 a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes. No morro também é realizada anualmente a famosa Festa da Pitomba, celebrada após o Domingo de Páscoa. A festa, em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, ocorre na época em que as pitombeiras dão frutos.

Porém o município tem outras igrejas importantes que fazem parte da história de Pernambuco. Merece destaque a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, localizada na Colônia dos Padres, no bairro Vila Rica, que conta com a linda Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Além dela, o roteiro religioso passa ainda pelas ruínas da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no bairro de Muribeca, e a igreja de Nossa Senhora de Piedade, no bairro de mesmo nome, ou Igrejinha de Piedade, como é carinhosamente chamada.

Você também pode fazer uma viagem pela história do município com um pouco de aventura por meio de trilhas pelos antigos engenhos. A reportagem começou o tour pelo Engenho Megaipe de Cima, em Muribeca, passou pelo Engenho Santana, em Sucupira, e terminou nas ruínas do Engenho Duas Unas, em Santo Aleixo.

Para relaxar e curtir um belo visual, a dica é aproveitar as marinas da Barra de Jangada. A nossa equipe visitou a Sollarium, onde fez um passeio com emoção de jetski e outro de contemplação com catamarã em apreciando o pôr do sol.

Outra reportagem mostra o rico artesanato da cidade, com destaque para as peças do escultor Alex Mont’elberto. Ele expõe suas peças na sua oficina, localizada em Canderias, e no Shopping Guararapes.

Claro que o Cores e Sabores sempre termina com dicas de gastronomia e hospedagem. Jaboatão tem ótimas opções em ambos os setores. Na culinária, destaque para o Bolo Souza Leão, patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco com origens em Jaboatão. A TV Jornal foi conhecer o bolo e sua receita na padaria Hiper Pan Fátima. Também conferimos os deliciosos pratos dos restaurantes Bodega, em Candeias, e Rota do Mar, em Barra de Jangada.

As dicas de onde ficar são o Hotel Costa Mar e Íbis, ambos em Piedade.

Jaboatão dos Guararapes foi o sétimo destino apresentado pelo programa que é quinzenal. A série especial estreou em Gravatá, no Agreste, no dia 10 de julho. Depois fez a segunda parada em Ipojuca, no Litoral Sul, no dia 24, e a terceira, em Tamandaré, na mesma região, no dia 7 de agosto. A quarta foi em Garanhuns, novamente no Agreste, no dia 21 de agosto; e a quinta, deu-se em Petrolina, no Sertão, no dia 4 de setembro. O último destino havia sido Bonito, no Agreste, no dia 18 do mesmo mês. Todo o conteúdo do programa está disponível no Youtube da TV Jornal SBT e também na coluna Turismo de Valor, publicada no jc.com.br.
*A reportagem teve apoio da Prefeitura de Jaboatão

Tags

Autor