Jaboatão: um passeio pela história de Pernambuco no Morro dos Guararapes
A cidade se destaca nacionalmente no turismo histórico por ter sido o "berço da pátria"
Não é só de praias que vive Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A cidade se destaca também no turismo histórico e um dos principais pontos turísticos deste segmento é o Morro dos Guararapes. O local foi tema da reportagem do Programa Cores e Sabores de Jaboatão, que foi ao ar no último sábado na TV Jornal.
O Morro dos Guararapes é considerado o “berço da pátria”, por ter sido o local das batalhas de 1648 e 1649 que terminaram com a expulsão dos holandeses. “Foi exatamente aqui nestes dois anos onde o povo brasileiro, representado pelos índios, negros e brancos, se uniu para expulsar os holandeses. Por isso que o morro ficou conhecido como berço da pátria e também como local onde nasceu o exército brasileiro”, explicou o historiador James Davidson.
Para marcar a vitória, foi erguida no local em 1656 a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes. “Após a expulsão dos holandeses, o general Francisco Barreto de Menezes mandou construir a igreja. No início era apenas uma ermida e com o tempo foi sendo ampliada até que no século 18 ganhou as dimensões atuais com esse frontão em estilo barroco. Em 1938, ela passou a ser reconhecida como monumento histórico nacional”, detalhou James.
O Parque Histórico Nacional dos Guararapes foi criado no local em 1971. Quem passa pelo local tem a chance de visitar dois mirantes com lindas vistas: o Mirante Henrique Dias e o André Vidal de Negreiros. O Morro dos Guararapes também é conhecido em todo o Estado por sediar anualmente a famosa Festa da Pitomba.