MATO GROSSO DO SUL

Boca da Onça, o paraíso selvagem de Bodoquena ao lado de Bonito

O complexo turístico conta com o maior rapel de plataforma do Brasil e a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 07/11/2021 às 8:00
Notícia
X

Bem ao lado de Bonito, no Mato Grosso do Sul, a apenas cerca de 50 km de um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil, existe um paraíso selvagem e ainda pouco conhecido. Seu nome, Boca da Onça Ecotour, já denuncia o tom radical e o intenso contato com a natureza do complexo turístico instalado há 20 anos no município de Bodoquena. Com mais de 2.000 hectares, ele reúne, simplesmente, a cachoeira mais alta do Estado (e outras 7 lindas), o maior rapel de plataforma do Brasil, piscinas naturais, mirantes esplêndidos e ótimas trilhas.

A construção do complexo turístico Boca da Onça Ecotour começou em 1998 e três anos depois ele foi aberto ao público. Ao longo das duas últimas décadas o espaço se consolidou como referência no Estado quando o assunto é ecoturismo e turismo de aventura. Além do rapel (que deixamos pro final), o local oferece dois tipos principais de trilha: Adventure, mais leve com 4,5km e a Discovery, completa com 6,5 km. Independentemente da sua escolha, a beleza e a emoção são garantidas.

Para garantir a contemplação é preciso também disposição. Dependendo da rota e sentido escolhido, você passa por uma escadaria de 886 degraus (ou você pode “pular” essa parte descendo de rapel que vamos falar depois). Depois do esforço a recompensa é se deparar com a imponente e majestosa Cachoeira Boca da Onça com seus 156 metros de altura, a maior do Mato Grosso do Sul. O curioso é que o nome vem de uma formação rochosa no meio da queda d’água que realmente lembra a cara de uma onça. Embaixo existe um deck para apreciar a água caindo ou tomar um banho na piscina natural.

O Boca da Onça Ecotour conta ainda com outras cachoeiras de destaque, como a do Fantasma, cujo formato parece o véu de uma assombração, e a do Jabuti, que forma um lindo visual. Sobre os pontos de banho não tem como não falar dos conhecidos Poço do Lontra e Buraco do Macaco. O primeiro é um lugar fantástico para um banho relaxante e o segundo é uma queda d’água que acaba em uma fenda onde é possível chegar por meio de um túnel em uma caverna submersa.

Simplesmente imperdíveis! Pra finalizar é impossível não terminar o passeio no famoso mirante “Janela para o céu”, um lindo mirante com uma piscina natural de borda infinita com uma visão espetacular da Serra da Bodoquena.

“Recebemos diariamente turistas do Brasil inteiro e também do exterior. Nós somos um atrativo de ecoturismo e trabalhamos muito forte no contexto da preservação até porque a natureza é o nosso atrativo principal. Por isso seguimos rigorosamente a nossa licença ambiental trabalhando de forma consciente”, explicou o gerente do espaço Cristiano Godinho. O passeio se encerra com um almoço com o melhor da culinária da região, preparado no fogão à lenha e com muito amor de tempero.

RAPEL

Além das belezas, o Boca da Onça Ecotour também atrai pela adrenalina. Ele conta com nada menos que o maior rapel de plataforma do Brasil com incríveis 90 metros de altura. Ele é realizado em negativo (sem o apoio dos pés na pedra) a partir de uma estrutura metálica que avança 15 metros no precipício e conta com um alçapão por onde se desce. A operação é feita com instrutores capacitados e um eficiente sistema de segurança para que o turista apenas se preocupe em admirar a linda paisagem do cânion do Rio Salobra.

Tags

Autor