RETROSPECTIVA

Balneário Camboriú investe pesado e retoma o turismo em 2021

Na retrospectiva da Coluna Turismo de Valor Balneário Camboriú teve destaque pelas megaobras e novos atrativos construídos.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 28/12/2021 às 8:00
Notícia
X

Apelidada de “Dubai Brasileira”, Balneário Camboriú, a cerca de 80 km de Florianópolis, em Santa Catarina, foi uma das cidades que mais investiu em turismo no Brasil em 2021 e rapidamente já colheu os frutos. A junção de grandes obras e a inauguração de novos atrativos fez com que ela se destacar nacionalmente e entrar na retrospectiva da Coluna Turismo de Valor. A cidade que conta com os maiores arranha-céus do Brasil agora também tem uma praia alargada.  

Todos os olhos se voltaram no segundo semestre para Balneário Camboriú por conta da megaobra de alargamento de Praia Central de 5,8 km de extensão orçada em R$66,8 milhões. A draga Galileu Galilei, que veio do Oriente Médio, retirou areia de uma jazida no fundo do mar a 15 km da orla e começou a depositar o material no local no dia 22 de agosto. Assim a largura da faixa de areia passou de 25 metros para cerca de 70. 

“Essa obra, que é a maior de alargamento já feita na América Latina, é um desejo da população há mais de 20 anos. E não é só o aumento da faixa de areia e sim toda a reurbanização da orla que vai ganhar parques e trazer ainda mais turistas”, destacou o secretário municipal de turismo Geninho Goes.

Um plebiscito realizado em 2001 apontou que 71% dos moradores foram favoráveis à obra que ganhou a licença ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina em dezembro de 2020 depois de cumprir 42 condicionantes impostas pela instituição. Ainda assim, durante o trabalho houve alguns incidentes como pessoas atoladas (em áreas que estavam interditadas) e o aparecimento de alguns tubarões perto da orla, mas sem registros de ataques. A nova orla da Praia Central foi entregue no início deste mês.

Mas além da tão falada Praia Central, Balneário Camboriú conta outras belas praias Laranjeiras, Taquara, Estaleiro, Estaleirinho e a do Pinho (primeira de naturismo do Brasil), além de lindos morros como o do Careca. Em outro morro o da Aguada fica instalado o famoso complexo turístico Unipraias que tem mais de 20 anos e conta com várias atrações como bondinho, megatirolesa, trenó de montanha e uma “floresta encantada”. O parque liga a praia da Barra Sul à de Laranjeiras.

Uma outra opção animada de fazer esse deslocamento é a bordo de um Barco Pirata. Depois aproveite pra atravessar a Passarela da Barra.

Mas Balneário Camboriú está sempre se reinventando e conta com novos atrativos lançados recentemente. Um dos que mais chamam a atenção, até pelo tamanho, é a FG Big Wheel, a roda gigante da cidade, com 82 metros de altura, instalada em dezembro do ano passado no extremo da Barra Norte.

Outra novidade é o Museu do Automóvel (Classic Car Show) com modelos clássicos das décadas de 1920 a 1980, de origens alemã, inglesa, italiana e norte-americana.

Tem também o Oceanic Aquarium com 130 espécies de todo o mundo em um espaço com um milhão de litros de água.

Balneário Camboriú continua se destacando também no quesito gastronomia, com ótimas opções como o Restaurante do Dudu, do Chef Dudu Poerner, finalista do reality Mestre do Sabor em 2019, além dos tradicionais Chaplin e Guacamole.

Mas claro que uma cidade que é chamada de Dubai Brasileira merece ser admirada do alto. Antes vale explicar que o apelido vem do fato da cidade ter 7 dos 10 edifícios mais altos do Brasil, entre eles o (até agora) maior One Tower, com 290 metros de altura.

Uma ótima opção para ter uma visão aérea da cidade é subir até o conhecido Cristo Luz que fica em um morro a 150 metros de altura. Inaugurado em 1997, o monumento tem 33 metros e em uma das mãos segura o símbolo do sol com um canhão de luz que “ilumina e abençoa toda a cidade e os turistas”.

Outra forma de admirar Balneário Camboriú de cima é com um passeio de helicóptero. Assim se vê o lindo panorama da nova orla com imensos arranha-céus e se entende porque o lugar parece um pedaço dos Emirados Árabes Unidos no Brasil.

Tags

Autor